Especialidades

Confira dicas para relaxar e dormir durante a viagem de avião

Por Redação Doutíssima 14/11/2015

Relaxar e dormir em uma viagem de avião é essencial para quem vai pegar voos longos e precisa chegar no destino com uma aparência apresentável e alguma disposição. Apesar do conforto estar comprometido pelo espaço da aeronave, algumas dicas ajudam a ficar mais à vontade e realmente descansar durante o trajeto.

 

Por que é difícil dormir no avião?

Além da poltrona desconfortável, da falta de espaço para as pernas e pés, do medo ou ansiedade para voar e da possibilidade de turbulência, outras situações atrapalham o bem-estar durante a viagem de avião. Vizinho que incomoda, crianças chorando, barulho alto das turbinas, frio, avisos constantes e movimentação nos corredores colocam seu descanso em jogo.

viagem-de-aviao-doutissima-istock-getty-images

Dicas e truques facilitam a sensação de conforto e auxiliam no descanso a bordo. Foto: iStock, Getty Images

 

Tomar alguma medicação antiansiedade parece uma boa alternativa para quem precisa ignorar todos esses acontecimentos no entorno e descansar, mas a atitude não necessariamente é positiva a longo prazo. Um artigo publicado na revista Psychology Today aponta o erro desse hábito.

 

Quem viaja muito acaba não se acostumando com a condição de voar, apenas habitua-se ao efeito do medicamento. E muitos dos remédios que reduzem as sensações ruins, associadas ao voo, têm efeitos colaterais ruins, como perda de memória, dificuldade de aprendizado e problemas psicomotores. Isso tudo ainda vem acompanhado com o desenvolvimento de uma dependência.

 

Dicas para uma boa viagem de avião

Viajar de avião não é uma atividade tranquila para todo mundo. O excesso de medo ou ansiedade não deve ser encarado como uma parte da vida e precisa ser tratado para que os voos não sejam um martírio.

 

Quem não têm essa experiência de ansiedade, mas ainda assim não consegue relaxar quando está voando pode seguir uma série de dicas e truques que facilitam a sensação de conforto e auxiliam no descanso de viagens longas. Confira:

 

1. Travesseiros de pescoço são ótimos companheiros para quem não consegue encontrar uma posição confortável para a cabeça.

 

2. Aquela almofadinha oferecida pela companhia aérea pode ser usada na região lombar para que o apoio das costas na poltrona fique melhor distribuído.

 

3. Assim que se colocar no seu assento, tire os sapatos. Se você costuma sentir frio nos pés, leve uma meia extra ou use a oferecida no kit distribuído no voo.

 

4. A pele e a boca tendem a ficar secos dentro das aeronaves e isso pode ser tão desconfortável a ponto de impedir que você descanse. Tenha consigo uma garrafa de água (você pode entrar com uma vazia e pedir para uma comissária de bordo enchê-la no avião), bem como creme e hidratante labial.

 

5. Aproveite o cobertor oferecido pelos atendentes de bordo para ficar aquecido durante o voo e criar um clima mais aconchegante.

 

6. Tenha sempre protetores auriculares em mãos para aliviar os barulhos, seja do motor ou de bebês chorando. Caso não tenha um desses, os fones de ouvido são boas alternativas, mesmo quando não estão ligados em nenhum aparelho de som.

 

7. Já experimentou aromaterapia? Algumas marcas de cosméticos oferecem produtos com poder relaxante especiais para viagens de avião. São líquidos ou cremes com óleos essenciais que você usa em pontos específicos do corpo para se sentir mais relaxado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre viagem de avião? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!