Clínica Geral

Retinopatia diabética: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 19/02/2014

retinopatia diabética

 

A retinopatia diabética é uma complicação causada pelo diabetes que pode levar à cegueira total. Saiba mais sobre os sintomas e tratamento desta doença:

Para entender como funciona a retinopatia diabética, vamos explicar um pouco sobre o funcionamento dos nossos olhos.

A parte branca dos olhos é formada por um tecido chamado esclerótica, já a parte colorida, que fica localizada no centro é formada por fibras musculares é chamada de íris. Ela é responsável pela alteração do tamanho da pupila, permitindo a entrada de luz nos olhos.

Nos olhos também temos a presença da córnea que é uma espécie de concha fina responsável por proteger os olhos e focar a luz. É córnea  que direciona a luz  para uma lente localizada atras da pupila. A luz então é refletida na retina, onde estão localizadas células que recebem a luz e enviam as imagens ao nosso cérebro.

 

 

retina

 

Causas da retinopatia diabética

 

A retinopatia diabética é uma doença causada pelo diabetes mellitus. Ela se desenvolve progressivamente, estreitando e deteriorando os vasos sanguíneos do olho. Outro problema que pode ocorrer é o acúmulo de material na parede dos vasos,  que bloqueia o fluxo sanguíneo. Então, a pessoa começa a ver as imagens de forma distorcida.

O oftalmologista Eduardo Dib, Diretor de Comunicação dos Congressos Brasileiro e Pan-Americano de Oftalmologia diz que existem duas formas de retinopatia diabética: a exsudativa que acontece quando as hemorragias e gorduras afetam a mácula (região central da retina); e a proliferativa que é caracterizada pela progressão da doença nos vasos sanguíneos, multiplicando novos vasos anormais chamados “neovasos”.

Eduardo também explica que a retinopatia pode causar sangramentos e se espalhar para dentro do olho, trazendo problemas como dificuldades para enxergar e até cegueira.

 

Sintomas

 

A retinopatia diabética não provoca dor, mas causa sintomas como cegueira noturna, visão duplicada, dificuldade de leitura, sensação de pressão nos olhos e visão desfocada.

 

Tratamento e controle da retinopatia diabética

 

O melhor tratamento para a doença é a prevenção. Na verdade, a retinopatia diabética não pode ser totalmente evitada, mas é importante controlar o diabetes para diminuir o grau da doença ao longo do tempo. Também é fundamental o controle do colesterol e da pressão arterial com frequência.

Laser – O laser é usado para remover os vasos sanguíneos defeituosos da retina, ajudando a reduzir a avanço da doença.

Cirurgia – Há necessidade de operar o olho nos casos de hemorragia vítrea, ou seja, quando os vasos sanguíneos anormais sangram dentro do olho e nos casos em que ocorreu um descolamento da retina.

 

Como controlar a retinopatia diabética?

 

É fundamental manter os níveis de glicose controlados, para isso, faça revisões regulares em um hospital ou centro de saúde, além disso, consulte um oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: ler no ônibus ou carro descola a retina

Olhos vermelhos e problemas no fígado

Diabéticos tipo 2: Alimentos que devem ser evitados

Diabetes Mellitus na infância: Quando suspeitar?

Diabetes mata uma pessoa por hora em SP

Diabetes e alimentação: Como manter-se saudável todos os dias

Os benefícios da canela contra o diabetes