Sexualidade

Sexualidade feminina: mulher é bi ou homossexual, diz estudo

Por Redação Doutíssima 30/11/2015

A busca insaciável para definir a sexualidade feminina levou pesquisadores da Universidade de Essex a estudar como as mulheres respondem sexualmente quando se trata de olhar para homens e mulheres. Eles chegaram à conclusão de que nenhuma mulher é heterossexual.

 

Talvez seja por isso que muitas delas podem, em alguma fase da vida, descobrir certo interesse por outras mulheres.

sexualidade feminina doutíssima istock getty images

Estudo mostrou que 82% das mulheres testadas foram estimuladas por ambos os sexos. Foto: iStock, Getty Images

 

Sexualidade feminina é mais complexa

De acordo com um novo estudo, pode não ser tão simples definir a sexualidade feminina. Pesquisadores do Reino Unido indicam que mulheres gays tendem a ser exclusivamente atraídas por mulheres, enquanto as heterossexuais são mais propensas a serem despertadas por ambos os sexos.

 

O estudo do Departamento de Psicologia da Universidade de Essex envolveu 345 mulheres cujas reações à exposição de vídeos de homens e mulheres nuas foram analisadas. Os pesquisadores basearam-se em elementos como pupilas dilatadas em resposta a estímulos sexuais, por exemplo.

 

Os resultados mostraram que 82% das mulheres testadas foram estimuladas por ambos os sexos. Em mulheres que se identificaram como heterossexuais, 74% delas foram fortemente excitadas por vídeos de homens e mulheres.

 

Por outro lado, mulheres que se disseram lésbicas exibiram resposta sexual mais intensa apenas para o sexo feminino do que para o masculino. Os pesquisadores observaram que as lésbicas têm padrões de excitação sexual muito semelhantes aos dos homens, cujas respostas costumam refletir com precisão suas preferências sexuais declaradas.

 

Com base nesses resultados e observações, eles identificaram que as mulheres podem ser bissexuais ou homossexuais, mas não totalmente heterossexuais. Todavia, esse levantamento não significa que mulheres estejam reprimindo suas verdadeiras preferências sexuais, mas apenas que sua sexualidade é mais complexa do que a dos homens.

 

Vale dizer que esse não é o primeiro estudo que indica fatos sobre a sexualidade feminina. Pesquisadores da Boise State University já haviam descoberto que em um grupo de mulheres heterossexuais, 60% delas eram fisicamente interessadas em outras mulheres, 50% delas já havia tido fantasias de transar com alguém do mesmo sexo e 45% já havia mencionado ter feito sexo com outra mulher no passado.

 

Além disso, um levantamento da Universidade Northwestern já buscou analisar a sexualidade masculina. Eles mediram os padrões de excitação genital de 33 homens que se declararam bissexuais e notaram que eles foram identificados ou despertados ou por homens, ou por mulheres. A conclusão foi de que não existem homens bissexuais.

 

Celebridades que se declaram bi ou homossexuais

Não é incomum abrir o jornal ou um site na internet e ver uma manchete de uma celebridade falando sobre sua sexualidade. Muitas cantoras, atrizes e atletas surpreenderam muita gente revelando serem bissexuais ou homossexuais, mesmo depois de terem relacionamentos heterossexuais.

 

A modelo Cara Delevingne, por exemplo, nunca confirmou publicamente sua bissexualidade, mas já namorou homens e mulheres (incluindo Harry Styles e Michelle Rodriguez). Enquanto isso, outras estrelas assumem relacionamentos, como Lindsay Lohan, que teve um relacionamento com a DJ Samantha Ronson em 2009.

A atriz Angelina Jolie, que sempre se descreveu como uma “pessoa muito sexual”, disse à Reuters em 2003 que estava “surpresa quando de repente encontrou-se com sentimentos que sempre tinha em relação aos homens voltados para uma mulher, querendo beijá-la e tocá-la”. Outra personalidade bissexual é a cantora Lady Gaga, que revelou em entrevista que “gosta de meninas” e teve experiências bissexuais no passado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!