Amor e Sexo > Sexualidade

Saiba qual a diferença entre fetiches e fantasias sexuais

Por Redação Doutíssima 26/11/2014

O sexo é algo libertador e não há convenções sobre o certo e o errado. Todo tipo de fetiches e fantasias é válido na busca do prazer, desde que isso não sejam ilegais. A maioria das pessoas tem desejos sexuais dos mais diferentes tipos, com pessoas, objetos ou situações. Algumas delas só conseguem a excitação adequada quando estão em uma situação especifica e outras, por mais que tenham certos desejos, nunca vão em busca desta realização.

fetiche

Fantasias sexuais e fetiches não são a mesma coisa. Foto: iStock, Getty Images

A questão é que quando se trata de sexo, estes desejos estão sempre relacionados a fetiches e fantasias sexuais, mas será que é tudo é a mesma coisa ou há diferenças entre eles? A verdade é que existe uma diferença sutil entre o que são fetiches ou apenas fantasias sexuais. Se você possui algumas ideias para o sexo e se sente muito estimulado com estas ideias, veja em que categoria elas se enquadra.

 

Fetiches são uma questão de necessidade

Muitas pessoas acham que fetiche é a mesma coisa que fantasia sexual, mas existe uma diferença. Um fetiche é um desejo sexual no qual o indivíduo precisa de um objeto ou situação específica para ter prazer. Esse objeto pode ser roupas, uma parte do corpo, algemas, cheiros, pés, etc. A palavra-chave aqui é necessidade.

Se você não consegue chegar ao clímax sem essa determinada condição, isso é um fetiche. Os homens são mais propensos a isso do que as mulheres – e também se sentem, normalmente, muito mais à vntade para admitir que têm um fetiche.

Um dos fetiches mais comuns é por pés. A simples razão para isto é que a parte do cérebro que controla o impulso sexual é ao lado da parte que controla a entrada sensorial dos pés. Estas peças podem se sobrepor e isso leva a um impulso sexual envolvendo pés.

Obviamente, como pés não são associados com a reprodução, esse é um fetiche. O sadomasoquismo é outro exemplo, e ele existe principalmente porque as áreas do cérebro que controlam o prazer também controlam a dor.

 

Diferença entre fetiches e fantasias sexuais

Já as fantasias sexuais não envolvem a necessidade. Ter uma fantasia sobre algo não significa que você realmente precisa que isso aconteça na vida real, caso contrário não terá satisfação sexual. Em nossas mentes, podemos explorar as experiências que não são possíveis, mas são incrivelmente excitantes para se pensar.

O ménage à trois, ou sexo a três, por exemplo, é uma das fantasias mais comuns entre muitos homens e mulheres, mas um indivíduo que tem essa fantasia pode ter prazer sem estar em um trio. Ou seja, ele não depende disso para ter prazer, é apenas uma vontade.

Ou seja, se você não precisa realizar a fantasia para ter sexo, esse não é um fetiche. Os fetiches não são prejudiciais, assim como as fantasias sexuais, desde que seja consensual com o parceiro ou que não atrapalhe a sua vida. Muitas pessoas acabam perdendo o limite entre o fetiche e a obsessão e, neste caso, a ajuda médica é sempre a melhor opção.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!