Sexualidade

Conheça as fobias sexuais mais comuns e como vencê-las

Por Redação Doutíssima 27/09/2014

Muitas pessoas sofrem de algum tipo de fobia. Algumas têm medo de altura, aranhas e até palhaços. Aqueles que sofrem até sabem que esse medo é irracional, mas o conhecimento não torna o medo menos real ou debilitante.  As fobias podem tirar o senso de realidade do indivíduo e prejudicar muitos aspectos, inclusive o sexual.

Algumas das fobias sexuais mais comuns podem atrapalhar bastante na hora H. Pode parecer estranho, mas é algo inconsciente e que pode prejudicar relacionamentos e o bem-estar de quem sofre com esse problema.

fobias-sexuais-mais-comuns

Fobia sexual pode levar a dificuldades de relacionamento e deve ser tratada. Foto: Shutterstock

As 4 fobias sexuais mais comuns

Veja quais são as fobias sexuais mais comuns e como superá-las.

Medomalacufobia

Este é o medo de perder a ereção. Apesar de ser um medo muito comum nos homens, quem possui esse tipo de fobia pode ter sintomas associados. De acordo com especialistas, o medo de perder a ereção pode resultar em falta de ar, sudorese excessiva, náuseas, boca seca, sensação de mal-estar, tremores, palpitações, incapacidade de falar ou pensar claramente, um medo de morrer, enlouquecer ou perder o controle, uma sensação de alheamento da realidade ou um ataque de ansiedade. O que eles não mencionam é que o medo de perder a ereção pode de fato fazer você perder a ereção.

Gimnofobia

Aqueles com gimnofobia sofrem uma severa ansiedade ao ficar nu e ver outras pessoas nuas, mesmo que seja em uma situação socialmente aceitável. Isso pode tornar o sexo um pouco complicado. Uma possível causa para esta fobia é o sentimento de inferioridade, especialmente porque a pessoa se compara com imagens mostradas na mídia. Mas gimnofobia é um dos tipos de fobias sexuais mais comuns que também pode ser associada com o medo da sexualidade como um todo ou uma sensação persistente de vulnerabilidade.

Erotofobia

Este é o medo de tudo que se relaciona ao sexo. Não apenas do ato em si, mas também de tudo que o circunda – até falar sobre sexo pode apavorar o sujeito que sofre com a erotofobia. Indivíduos com esse distúrbio reagem de forma negativa a materiais sexualmente explícitos, o que pode trazer consequências devastadoras.

Afenfosfobia

Outro tipo de fobia sexual é a afenfosfobia, que pode não estar diretamente ligada ao sexo, mas acaba atrapalhando o ato. Quem sofre esse tipo de fobia sente medo de ser tocado. Isto mesmo: um simples toque pode desencadear algum tipo de estresse, o que não combina nada com o sexo. Pessoas com fobia do toque podem ter adquirido esse medo depois de passar por algum trauma.

As fobias sexuais mais comuns têm tratamento?

Sim, como qualquer tipo de fobia, existe tratamento e cura. Para isso, é preciso encontrar um terapeuta ou psicólogo de sua confiança, que poderá ajudar nessa missão. Não é necessário sofrer com as fobias sexuais mais comuns ou qualquer outro tipo de medo que você possa ter. Não sofra sozinho e não se sinta inadequado: vá atrás de orientação de um especialista.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!