Exercícios

Xtend barre: modalidade queima calorias e ajuda no equilíbrio

Por Redação Doutíssima 07/12/2015

O mundo das academias, assim como o mundo da moda, também acompanha tendências para sempre trazer novidades para quem gosta de cuidar do corpo. Uma das mais recentes é o xtend barre. Conhecida por muitos como uma mistura de ballet com pilates, a modalidade é sucesso nos EUA e ajuda a queimar calorias e a melhorar o equilíbrio.

O xtend barre mescla os princípios do pilates com movimentos de ballet, de maneira adaptada, trabalhando o sistema cardiovascular e o condicionamento aeróbio. A adaptação torna as aulas mais dinâmicas que o pilates, ritmadas com música, e mais fáceis que o ballet.

A modalidade faz com que o corpo fique longilíneo, alongado e tonificado, mantendo as formas femininas, típico de uma bailarina, e ainda possibilita perder até 450 calorias por aula.

Xtend barre istock getty images doutíssima

Xtend barre mescla os princípios do pilates com movimentos de ballet. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios do xtend barre

O exercício trabalha força, alongamento, exibilidade, condicionamento e postura. Ele pode ser praticado a partir de 12 anos e sem limite de idade, pois utiliza como carga o peso do próprio corpo.

Além disso, o xtend barre suporta alunos em qualquer nível de condicionamento físico, já que os exercícios são adaptados de acordo com as possibilidades do praticante da modalidade.

“Em pouco tempo, os alunos percebem as mudanças como o fortalecimento dos músculos, perda de peso e melhora da postura”, afirma a educadora física Audrea Ferro. Segundo ela, apesar da modalidade ser uma mistura do pilates com o ballet, o treino possui características próprias.

“Ele trabalha mais a parte aeróbia do que o pilates, o que ajuda na queima de calorias, e tem movimentos mais anatômicos que o ballet”, afirma Audrea.

A prática é ideal para reabilitar bailarinos e também para pessoas que sempre sonharam em dançar, mas não tiveram a chance ou o condicionamento físico que o ballet exige. A atividade previne e reabilita lesões, além de fortalecer quadril, glúteos, culote e parte interna da coxa, deixando a região do quadril mais alongada.

Variações do xtend barre

A atividade possui variações, como o xtend barrecamp, uma aula mais intensa, vigorosa e dinâmica que possui exercícios com chutes e socos como High Kicks, Boxing Biceps.

Outra atividade é o xtend strap band, que utiliza uma fita de borracha específica para exercícios que estimulam o equilíbrio, força e alongamento. A fita é colocada na barra e os exercícios como pliès (flexão dos joelhos), relevès (elevação dos calcanhares), xtend abs (abdominais) e fold over pliè (exercício para abdômen, coxa e glúteos) sāo realizados de diversas formas.

A atividade também pode ser feita com uma bola. Ela fortalece os glúteos, a parte interna da coxa e o quadríceps.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!