Exercícios

Cadeira extensora tem foco nos músculos anteriores da coxa

Por Redação Doutíssima 20/07/2015

No seu treino de perna, é imprescindível se exercitar na cadeira extensora. Esse equipamento trabalha principalmente conjuntos musculares anteriores, na coxa e no quadríceps femoral, que é composto pelos músculos vasto medial, vasto lateral, vasto intermédio e reto femoral.

 

Apesar de esses serem os principais grupos fortalecidos, o aparelho melhora a região adutora da coxa, dependendo do ângulo pelo qual os exercícios são realizados.

cadeira extensora

Equipamento de academia ajuda na conquista do fortalecimento das pernas. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, outras partes da perna podem ser fortalecidas com a variação das atividades. Saiba como utilizar a cadeira extensora e os benefícios que treinar nesse aparelho traz ao seu corpo.

 

Pernas definidas com a cadeira extensora

Na cadeira extensora, são realizados exercícios isoladores, feitos em altas repetições, com o objetivo de definir e dar forma à musculatura. Quando bem executados, eles causam uma sensação de queimação, uma dor momentânea enquanto é trabalhado o músculo, a definição ou a reabilitação de lesões e fortalecimento.

 

O equipamento, então, serve para integrar treinos de força combinados à hipertrofia. Os músculos mais trabalhados são o do quadríceps e da região anterior da perna. A intensidade é considerada fácil, pois os pesos se adaptam ao condicionamento físico de cada um.

 

Como fazer os movimentos na cadeira extensora

Peça ajuda para um orientador físico ajustar o banco e o peso. Sente-se na cadeira extensora, colocando o apoio inferior um pouco acima dos tornozelos. Deixe as coxas paralelas e apoie bem as costas no banco. Os joelhos devem permanecer acima dos tornozelos e o abdômen contraído o tempo todo. Com as mãos, apoie-se nas laterais do banco.

 

Quando você expirar, estenda os joelhos com calma, empurrando o apoio da perna para cima. Ao inspirar, dobre os joelhos enquanto volta para a posição inicial. Como é um exercício que força a articulação, o ideal é evitar cargas muito pesadas.

 

É importante a contração do abdômen para que a coluna se mantenha estável na cadeira extensora. Em alguns casos, pode ser utilizado o cinto para firmar a cintura, mas não é recomendável porque ele pode comprimir a respiração durante a atividade.

 

Quanto mais lento for o movimento, maior será a ativação das fibras musculares nas pernas. Por isso, concentre o máximo que puder a descida e suba mais rápido, sem forçar os joelhos.

 

De acordo com pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, os exercícios em ritmo lento provocam uma reação química no corpo que intensifica a perda de peso.

 

Segundo o estudo, movimentos feitos devagar diminuem a produção do hormônio leptina, responsável pelo estímulo do apetite. Dessa forma, ocorre também uma redução nos picos de fome, que aparece igualmente de forma lenta, conforme o organismo se adapta à perda de energia.

 

Para completar a série de exercícios, o cotovelo junto ao banco melhora a estabilidade. Sempre deixe os pés paralelos e com as pontas para cima. Deixe os joelhos na linha de dobragem do apoio para os pés, para evitar lesões.

 

Pessoas que já possuem algum tipo de lesão ou não podem movimentar as pernas em certos ângulos precisam de uma recomendação médica para fazer as atividades de extensão. Um acompanhamento profissional e de personal trainer é fundamental nesses casos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!