Receitas

Veja como preparar a tradicional compota de laranja

Por Redação Fortíssima 11/12/2015

Para quem gosta de doces tradicionais uma compota de laranja é indispensável. Com sabor e aroma cítrico, é um excelente acompanhamento para pães e queijos no café da manhã ou na preparação de diversas sobremesas.

Os mais ousados ainda podem usá-la como complemento de pratos salgados – peixes e carnes, por exemplo. Em resumo, esse é tipo de compota bastante versátil para diversos pratos.

compota-de-laranja-doutissima-istock-getty-images

Compota de laranja é considerado um dos doces mais consumidos na Grã-Bretanha. Foto: iStock, Getty Images

Doce com gostinho britânico

Muita gente não sabe, mas esse é um dos doces mais consumidos na Grã-Bretanha. Acredita-se que a receita tenha sido inventada na Escócia por James Keiller e sua esposa, que compraram um grande estoque de laranjas e o transformaram em compota para que durasse mais tempo. A primeira versão apareceu por volta de 1677, em um livro de Eliza Cholmondeley.

Há infinitas variedades de doce com essa fruta e argumentos não faltam para incluir a delícia na mesa do café da manhã conforme suas preferências pessoais. Dentre as versões mais populares destaca-se a que é feita com casca de laranja cortada em pedaços grossos, que cria um sabor amargo picante – para suavizar o sabor e a textura é possível picar a casca em pedaços menores.

O ingrediente principal é sempre a laranja, mas nada impede de adicionar outros e variar o sabor – gengibre ou mistura de frutas cítricas são excelentes opções. Nessas últimas está incluída a laranja e, além de serem deliciosas, também trazem muitos benefícios para a saúde como um todo.

Segundo um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, consumir cerca de dois copos de suco laranja todos os dias é capaz de reduzir significativamente a pressão arterial diastólica.

Além disso, a pesquisa concluiu que o consumo da fruta é benéfico para a saúde cardiovascular como um todo, principalmente para o melhor funcionamento do revestimento interior de vasos sanguíneos.

Não bastasse isso, um levantamento publicado na revista Nutrition Research indica que consumir laranjas por 60 dias pode diminuir a lipoproteína de baixa densidade – popularmente conhecida como LDL, ou “mau colesterol”. Rica em vitamina C, essa fruta ainda possui boa quantidade de hesperidina – flavonoide que pode ter efeitos benéficos para a saúde humana.

Como preparar uma compota de laranja

Fazer essa receita é muito simples, mas exige algum tempo de preparo. Você vai precisar de poucos ingredientes, que normalmente já se encontram em sua cozinha. Antes de começar, certifique-se de que possui um vidro com tampa para preservar a compota por mais tempo.

Receita de compota de laranja

Ingredientes:

3 kg laranjas

3 limões

2 kg de açúcar granulado

Modo de preparo:

Lave bem as laranjas e corte em fatias bem finas, retirando as sementes. Cubra com água e aguarde por cerca de oito horas. Mais tarde, leve para o fogo e deixe ferver até que as cascas estejam quase moles – o que deve ocorrer em mais ou menos uma hora. Então junte o açúcar e o suco dos limões, deixando prever para engrossar por mais uma hora.

Para testar o ponto, coloque uma colherada em um prato até esfriar. Em seguida, passe o dedo e veja se apareceram algumas rugas superficiais. Isso demonstra que o doce está pronto. Agora basta despejar em frascos esterilizados e selá-los corretamente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!