Receitas

Conhece o caldo de kenga? Aprenda a receita da Bela Gil

Por Redação Doutíssima 21/10/2015

O caldo de kenga é a receita mais tradicional do Nordeste para quando as temperaturas baixam. Uma espécie de sopa, ele é nutritivo e muito saboroso.

Também chamado de caldo de quenga, há indícios de que a receita original surgiu em Minas Gerais. O nome bastante curioso teria uma suposta relação com o ingrediente principal da receita tradicional: a galinha.

caldo-de-kenga-doutissima-istock-getty-images

Caldo de kenga é bem nutritivo e ainda aquece o corpo nos dias mais frios. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer o caldo de kenga

Em uma edição recente do seu programa, Bela Gil prepara uma versão do caldo de kenga que é um pouco diferente da mais tradicional. Segundo a apresentadora, o preparo dela foi inspirado na receita de Ana Paula Barreto.

Enquanto o preparo tradicional leva frango desfiado, Bela optou por fazer uma versão vegetariana, sem o uso de carne. O seu caldo tem como base um creme de milho e abóbora.

Uma das substituições mais expressivas é a retirada do bacon. No lugar, a apresentadora usa tofu defumado para trazer um sabor similar ao do produto oriundo da carne de porco. Essa troca ainda traz uma boa quantidade de cálcio e de proteína para o preparo, livrando o caldo da gordura excessiva.

Outra troca realizada por Bela Gil é usar folhas de mostarda no lugar da couve. Ela justifica com o fato de as mostardas da sua horta estarem bonitas e pelo sabor particular dessa planta. Um dos benefícios dessa mudança é o aumento da quantidade de vitamina A na receita.

O caldo de kenga é uma ótima opção para o jantar em dias fresquinhos. O alimento é bem nutritivo e ainda aquece o corpo.

Aprenda a fazer

 

Ingredientes:

 

2 colheres de sopa de ghee (manteiga sem lactose)

1 talo de alho poró

2 espigas de milho orgânico

350 g de abóbora hokkaido

200 g de tofu defumado (de preferência feito com soja orgânica)

½ limão

6 folhas de mostarda

Uma pitada de páprica defumada

Modo de preparo:

 

Corte o alho poró ao meio e lave bem. Em seguida, corte em fatias fininhas. Refogue metade em uma colher de ghee com os grãos tirados da espiga do milho. Deixe dar uma leve dourada e junte água para cozinhar o milho.

 

Em outra panela, refogue o restante do alho poró com mais uma colher de ghee. Depois  adicione o tofu defumado cortado em quadradinhos seguido da abóbora cortada em cubinhos do mesmo tamanho. Adicione algumas gotas de limão e refogue bem.

Quando o milho estiver cozido, bata no liquidificador com a água do cozimento para formar um caldo grosso. Cuidado com a temperatura muito alta.

Adicione o caldo do milho na panela com os refogados e deixe cozinhar para que os sabores se misturem. Pouco antes de tirar o caldo de kenga do fogo, adicione as folhas de mostarda cortadas em tiras finas e tempere com a páprica picante.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!