Especialidades > Nutrição > Saúde

Reganho de peso pós cirurgia bariátrica

Por Renata Rodrigues de Oliveira 16/12/2015

O reganho de peso é comum após dois anos de cirurgia. Nesse período, os pacientes praticamente não emagrecem mais. Inicia-se a fase de manutenção, mas muitas vezes os pacientes voltam a ganhar peso. Mas, por quê isso acontece?

O sucesso da cirurgia bariátrica é definido como perda mínima de 50% do excesso de peso durante os dois primeiros anos e sua continuidade a longo prazo. Mas essa continuidade não tem sido seguida. As dificuldades aparecem com tempo. Quais são as causas disso ?

reganho de peso

Reganho de peso pós cirurgia bariátrica. Foto Getty Images

As hipóteses do reganho de peso pós cirurgia

–     Dilatação da bolsa gástrica e aumento da capacidade funcional absortiva do intestino delgado, reduzindo os efeitos restritivos da operação:

Embora pouco comum a dilatação da bolsa gástrica (corpo do estômago, em formato de bolsa) pode ocorrer após a operação, em função da elasticidade do estômago. Essa dilatação leva à consequente redução da saciedade e aumento da ingestão alimentar a longo prazo.

–     Sedentarismo:

O sedentarismo, assim como o comportamento alimentar pode ser considerado importante fator na manutenção  e na reaquisição de peso. Diversos estudos mostram que a aderência ao programa de treinamento prediz a perda e manutenção do peso. Pacientes que praticam atividade física regular tem menor chance de reganho de peso.

–     Má qualidade da alimentação e retorno aos hábitos alimentares inadequados de antes da cirurgia:

Entre os principais fatores relacionados ao aumento do consumo de calorias podem-se considerar a melhora das intolerâncias alimentares, a dilatação da bolsa gástrica e a qualidade do alimento ingerido.

Em função da restrição alimentar provocada pela operação, os pacientes não conseguem ingerir grande volume de alimentos. Portanto, a qualidade do alimento ingerido passa a desempenhar especial valor no controle do valor calórico total da dieta.

Importância da mudança de hábitos

Ao longo do tempo, observou-se que pacientes com maior dificuldade de manter o peso após a cirurgia são aqueles que apresentam o hábito de comer frequentemente, beliscando durante todo o dia, e que abusam de alimentos com alta densidade calórica como refrigerantes, doces, sorvetes, bebidas alcoólicas e guloseimas.

Uma reeducação alimentar se faz então necessária, para justamente evitar o reganho de peso.

Redução do metabolismo

Após a cirurgia, as alterações anatômicas e fisiológicas provocadas pela operação levam à rápida perda de peso. que parece estar associada a uma significativa redução do metabolismo e a consequente perda de massa muscular. Com isso, há evidências que mostram redução do metabolismo e consequente predisposição dos pacientes a ganharem peso.

Vale lembrar que a cirurgia bariátrica não é milagrosa como muitos acreditam. Apesar de ser uma das melhores abordagens no controle da obesidade, ainda não é garantia de sucesso. Para que isso aconteça, ainda é necessário acompanhamentos nutricional, psicológico e médico adequado e atividade física regular.

Renata Rodrigues de Oliveira é nutricionista formada pela UNI-BH. Pós-graduada em Nutrição Clínica (Faculdade São Camilo) e também em Fisiologia do Exercício Avançada (Instituto Aleixo). Atualmente, pós-graduanda em Obesidade e Emagrecimento (Gama Filho).Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Fez inúmeros cursos na área, entre eles Personal Diet, Atendimento em Consultório, Dietoterapia na Prática Clínica e Nutrição em Cirurgia Bariátrica.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!