Dieta

Dieta para perder peso: famosas adotam alternativas perigosas

Por Dra. Juliana Rossi Di Croce 12/09/2015

Dieta para perder peso parece ser o pesadelo de muitas mulheres. Na pressa de eliminar aqueles quilinhos que teimam em permanecer, há aquelas que definitivamente partem para resoluções malucas na busca pela redução de medidas.

 

Modelos, atrizes e apresentadoras, que precisam estar sempre “com tudo em cima”, são as maiores adeptas desse procedimento nada adequado.

dieta para perder peso

Dieta saudável deve ser balanceada e acompanhada por nutricionista. Foto: iStock, Getty Images

 

Dieta para perder peso deve ser orientada

É preciso entender que há muitas maneiras de enxugar o corpo com dieta para perder peso de maneira saudável. Profissionais da saúde, como nutrólogos ou nutricionistas, são os mais indicados para fazer com que você alcance seu objetivo sem prejudicar o organismo. Medidas radicais sempre serão prejudiciais.

Assim, procurar orientação adequada e aderir a uma dieta é o melhor caminho para chegar no verão com a segurança de que está dentro do peso indicado para seu biotipo, mas acima de tudo, saudável.

Para que se tenha uma ideia do que não fazer para emagrecer facilmente, tome como exemplo a modelo baiana Adriana Lima. Ela já declarou que fica até 12 horas sem tomar água antes dos desfiles da Victoria´s Secrets. A ideia é enxugar ao máximo as medidas para exibir o corpo nas lindas lingeries.

Isso de forma alguma deve ser visto como parte de uma dieta para perder peso. Água é essencial. Segundo a nutricionista Adriana Corsetti, o ideal é que a pessoa beba até três litros por dia.

“A água é vital para nosso corpo e responsável pelo funcionamento dos órgãos”, diz. O corpo humano perde, ao longo do dia, cerca de dois litros de água por meio da urina e do suor, que precisam ser repostos.

Outra modelo famosa e igualmente conhecida pela magreza, Fernanda Tavares, já afirmou que faz apenas duas refeições diárias como dieta para perder peso, somente com frutas. Ela declarou se sentir “culpada” por não fazer exercícios físicos, assim, compensa reduzindo drasticamente a alimentação.

Acontece que Fernanda reduz também a quantidade dos nutrientes que o corpo precisa para se manter saudável, além de fazer com que o metabolismo fique lento e o corpo comece a estocar gordura.

Dieta para perder peso não funciona só com frutas

Nenhum organismo funciona bem somente com frutas. Elas são importantes, mas precisam estar associadas a proteínas, por exemplo. Sem falar que comer somente frutas vai sobrecarregar o pâncreas, fazendo-o trabalhar mais, produzindo mais insulina para lidar com a quantidade excessiva de açúcar.

Foi o que aconteceu com o ator Ashton Kutcher, que para viver o papel de Steve Jobs no cinema, precisou emagrecer e fez uma dieta somente com frutas. O resultado foi uma inflamação no pâncreas. Vale ressaltar que o próprio Steve Jobs, que era adepto da alimentação basicamente de frutas, morreu de câncer no pâncreas.

Assim, o essencial é manter um equilíbrio. Uma dieta para perder peso adequada deve contemplar todos os alimentos da pirâmide alimentar, como explica a nutricionista Celma Muniz, mestre em Ciências da Saúde e atualmente docente na Universidade Anhanguera, em São Paulo/SP.

“Deve-se levar em consideração que o consumo de carboidratos deve ser preferencialmente integral, consumir frutas e verduras diariamente, evitar doces e excesso de alimentos gordurosos”, diz Celma.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!