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Dormir bem: 7 dicas para ter ótimas noites de sono

Por Redação Doutíssima 01/12/2014

Ter uma boa noite de sono é essencial para a saúde e o bem-estar de todo mundo. No entanto, 7 ou 8 horas na cama não garantem o sono perfeito. Para dormir bem é preciso levar em conta uma série de dicas como beber água, evitar álcool, se alimentar adequadamente e dormir com a TV desligada.

 

Dormir bem depende de você

 

São algumas das atitudes fáceis que devem ser adotadas para se conseguir dormir plenamente e acordar descansado no dia seguinte. Isto porque não são apenas os distúrbios do sono que podem afetar o seu dia a dia e as suas relações, pois não dormir bem prejudica sua vida.

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Bons hábitos ajudam a atravessar a noite com qualidade.Foto: iStock, Getty Images

Aprenda a dormir bem em 7 dicas

 

Para contornar este problema, veja 7 dicas para ter ótimas noites de sono.

 

1. Alimentação

 

Mesmo quem gosta ou costuma dormir tarde, não deve jantar após as 22h. Você dificilmente vai dormir bem se fizer uma refeição pesada próximo da hora de se deitar. O ideal é tentar jantar pelas 19 horas. Além disto, opte por alimentos que podem ajudá-lo a ter um sono mais tranquilo como, por exemplo, um prato de macarrão com vegetais frescos e peito de galinha picado em pequenos cubos.

 

Esta refeição contém uma combinação de proteínas e aminoácidos que aumentam os níveis de serotonina no corpo, propiciando um aumento do sono. Combinações como leite e bolachas leves ou iogurte com cereais também funcionam.

 

2. Banho

 

Opte por um bom banho antes de dormir. No entanto, evite uma ducha quente demais. Banho quente antes de ir para a cama pode tirar o sono, pois aumenta a temperatura do corpo.

Por isto, invista em um banho morno que renove suas energias, deixando- o pronto para dormir. Uma boa opção também é passar cremes relaxantes hidrantes antes de dormir, pois, além de melhorar a pele, relaxa o corpo.

 

3. Alongamento

 

A prática de qualquer atividade física antes de deitar não é a melhor ideia para se conseguir dormir bem. Qualquer atividade intensa deve ser feita seis horas antes de ir para a cama. No entanto, alongamentos ou uma sessão relaxante de yoga, são de grande ajuda para uma noite tranquila.

Antes de dormir, procure fazer alguns alongamentos nas pernas e nos braços, principalmente, que ficam tão cansados e tensos durante o dia a dia. Desta forma, você ficará mais relaxado para dormir.

 

4. Eletrônicos

 

Nada de ficar com notebook na cama, com a TV ligada ou ouvindo música na hora de dormir, pois estes hábitos são um perigo para o sono. Até mesmo a vibração de um celular próximo pode lhe despertar e interromper seu sono.

O uso de eletrônicos na hora de dormir faz com que o cérebro não consiga descansar completamente, ficando sempre em alerta, deixando o sono mais supérfluo. Prefira um livro antes de dormir. Também procure apagar a luz, pois dormir no escuro vai deixá-lo muito mais descansado.

 

5. Álcool

 

Nem sempre é uma tarefa fácil fugir do álcool à noite, mas tome cuidado. A ingestão de bebidas alcoólicas durante a noite pode causar sono fragmentado. O mesmo ocorre com um gole de vinho, que, inicialmente, pode causar relaxamento e fazer com que se caia no sono mais facilmente.

O álcool diminui sua quantidade total de sono e aumenta o número de vezes com que você acorda durante a noite. Caso não consiga evitar, ou beba mais cedo, ou tome um chá de camomila gelado depois do consumo, pois assim será possível dormir bem.

 

6. Água

 

Mantenha-se hidratado para dormir bem. A desidratação pode acarretar muitos problemas de saúde, inclusive dificuldade para dormir. Meia hora ou uma hora antes de deitar, procure beber em torno de 400ml de água, pois ela ajudará na digestão da janta e evitará a prisão de ventre na hora que acordar.

 

7. Hábitos

 

Todo mundo sabe que tomar determinados tipos de chá ou café logo antes de dormir podem prejudicar o sono. No entanto, beber esses líquidos de tarde pode causar o mesmo efeito. O ideal é olhar a composição de cada bebida no seu rótulo. Consuma bebidas com cafeína ou energéticos antes das duas da tarde, pois, assim, o efeito delas já terá passado na hora de dormir.

 

 

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