Dieta

Conheça a fruta milagrosa que deixa os alimentos mais doces

Por Redação Fortíssima 20/12/2015

A fruta milagrosa pode ser uma ótima opção para quem deseja diminuir o açúcar na alimentação. De baga relativamente insípida, ela tem um efeito colateral surpreendente.

É que depois de comê-la e ingerir alimentos ácidos, esses últimos ficam doces instantaneamente – efeito que dura de uma a duas horas. Trata-se de um adoçante natural praticamente desconhecido para muitas pessoas.

fruta milagrosa istock getty images doutíssima

Fruta milagrosa é um adoçante natural praticamente desconhecido para muitas pessoas. Foto: iStock, Getty Images

Fruta que engana a língua

O paladar é o sentido que as pessoas mais associam às expectativas de prazer. Acontece que isso tem um custo, já que as taxas de obesidade globais mais que duplicaram nos últimos 30 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para eliminar o açúcar do cardápio e não correr riscos de fazer parte dessa estatística, uma alternativa é uma proteína chamada miraculina, descoberta há quase 50 anos. Ela é encontrada nas bagas da fruta milagrosa, que cresce em partes da África Ocidental sendo utilizada pelos locais para melhorar o sabor dos alimentos.

Como isso acontece? Pesquisadores da Universidade de Tóquio buscaram revelar esse mistério e descobriram que a proteína age sobre a língua. Para chegar a essa conclusão foi usado um novo sistema de células que permitiu testar os receptores gustativos humanos em vários níveis de pHs para entender o mecanismo.

A miraculina liga-se aos receptores de sabor doce em nossas línguas, mas não ativa os receptores de pH neutro. Quando algum ácido é introduzido, mudanças na proteína ocorrem de tal maneira que ela se volta sobre os receptores doces – criando assim uma sensação de ultradoce sem afetar os demais sabores do alimento.

Depois que esses alimentos ácidos são consumidos a miraculina retorna à forma inativa, mas permanece ligada ao receptor doce por até uma hora. Nesse período qualquer alimento azedo ficará doce, tornando essa fruta uma candidata interessante como adoçante não calórico.

Benefícios da fruta milagrosa

Muitas vezes usada apenas para mudança de sabor de alimentos, há grande interesse em potenciais benefícios para a saúde da baga dessa fruta. Alguns médicos têm explorado sua capacidade de aumentar o apetite em certos grupos de pacientes, como os submetidos à quimioterapia, por exemplo.

Além disso, estudos preliminares sugerem que ela pode ser benéfica no tratamento da diabetes. De acordo com um estudo publicado na revista Phytotherapy Research, em 2006, a fruta milagrosa mostrou potencial para auxiliar na proteção contra a resistência à insulina – estreitamente relacionada ao desenvolvimento de diabetes.

Uma pesquisa publicada no Journal Clinical Oncology Nursing, em 2012, indica ainda que a fruta é capaz de trazer benefícios a pacientes que se submetem a quimioterapia. Foram analisadas oito pessoas com câncer que estavam experimentando mudanças de gosto relacionadas com esse tratamento.

Metade delas ingeriu a fruta milagrosa por duas semanas e a outra metade um placebo. Analisando diários alimentares e avaliações de gosto apresentadas por cada um dos pacientes, os autores constataram que a fruta teve efeito positivo nas alterações do paladar.

Geralmente considerada segura quando consumida ocasionalmente, não há estudos que comprovem os efeitos da utilização de suplementos a longo prazo. Por isso, é preciso cautela e moderação até que eles sejam revelados.

Tanto a fruta quanto suas sementes estão disponíveis para compra online. Além disso, alguns viveiros costumam vender as sementes. É possível encontrar ainda comprimidos da fruta em muitas lojas de alimentos naturais e especializadas em suplementos alimentares.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!