Dica do Nutricionista

Prato colorido indica a presença de nutrientes variados na refeição – saiba mais!

Por Redação Doutíssima 11/06/2014

prato colorido

Por que ter um prato colorido na hora de comer é o ideal? Na realidade, as cores dos alimentos demonstram a predominância de um determinado fitoquímico ou nutriente presente. Os fitoquímicos são substâncias encontradas em vegetais e frutas que possuem papel ativo na melhora da nossa saúde.

Deve-se tentar variar ao máximo os vegetais, frutas, cereais, grãos, proteínas, gorduras, carboidratos na alimentação, seja na forma de sucos, tortas, patês, shakes, hambúrgueres, arroz etc. O importante é sempre ter nas principais refeições alimentos de todos os grupos, o que naturalmente forma um prato colorido.

Prato colorido para as crianças

A refeição de uma criança deve conter no mínimo 3 cores: verde (vegetais), vermelho (tomate, pimentão, melancia, morango) e amarelo, referente a vegetais e frutas. Junto a essa composição, deve-se ter sempre uma porção de grãos, 1 porção de cereal e 1 porção de proteína.

O que as cores dos alimentos indicam

Vermelho/roxo: repolho roxo, beterraba, berinjela com casca, cereja, ameixa, uva rubi. Ricos em antocianinas (pigmentos), atuam na prevenção de doenças cardíacas e infarto, inibindo a formação de coágulos e reduzindo o colesterol.

Vermelho: tomate, goiaba, melancia, morango. Possuem licopeno em grande quantidade, o que lhes confere a coloração vermelha característica e que tem propriedades antioxidantes importantes, principalmente no que se refere à prevenção de câncer de próstata e de mama.

Laranja/amarelo: nectarina, laranja, mamão, papaya, pêssego, abacaxi, maracujá. Possuem xantofilas e criptoxantinas, que protegem as células. São também ricos em fibras que melhoram o funcionamento intestinal, prevenindo a constipação (prisão de ventre).

Laranja: manga, tangerina, cenoura, abóbora, pêssego. Possuem betacaroteno em abundância, o precursor da vitamina A. Atuam na saúde da pele, cabelos e olhos.

Verde/amarelo: alface, mostarda (folha), abobrinha, vagem, ervilha, ervilha-torta, pepino com casca, abacate, kiwi, milho. Ricos em carotenóides, que estimulam o sistema imunológico, previnem processos inflamatórios da pele e o desenvolvimento da catarata, além de degenerações que comprometam a visão.

Branco e verde: acelga, endívia, erva-doce, salsão, alho poró, cebolinha, cebola, alho, cogumelos. É um grupo de alimentos que apresentam em boa quantidade flavonoides, com ação anticancerígena. O alho é rico em alicina e a cebola em quercetina, que protegem o sistema cardiovascular e atuam como analgésicos e anti-inflamatórios.

Verde: brócolis, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, espinafre, escarola, salsinha. Os vegetais de folhas verdes escuras possuem ferro em grande quantidade e auxiliam na prevenção da anemia, principalmente, se consumidos com alimentos ricos em vitamina C. Além disso, são ricos em Vitamina K, cuja ação é anti-hemorrágica. Possuem princípios ativos que estimulam a produção de enzimas hepáticas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Alimentos que curam: veja como uma alimentação simples e natural pode ajudar a restabelecer a saúde de pessoas e animais

Problemas digestivos: Saiba como prevenir e tratar a gastroenterite viral

Gastroenterite: aprenda 7 dicas para evitar a gastroenterite e parar de sofrer

Aprenda a identificar os sintomas da apendicite e evite que o problema se agrave ainda mais

Entenda a salmonela (diarreia intensa)

7 Dicas para consumir mais fibras

6 Verdades e mentiras sobre o leite