Cada cultura tem suas próprias tradições e receitas de Natal. E na Alemanha a ceia não é a mesma sem o stollen, uma espécie de pão natalino. A lenda diz que essa receita em sua forma típica, com uma camada branca de açúcar de confeiteiro, simboliza Cristo ainda criança envolvido em fraldas. Que tal aprender a prepará-lo?
Origem do tradicional bolo alemão
Para os alemães o Natal não é o mesmo se não estiver à mesa um pão doce festivo, rico em ovos e manteiga e carregado de frutas e nozes. Trata-se de algo relevante, já que em muitas culturas as tradições natalinas vêm sendo esquecidas ano após ano, conforme revelou um estudo do Pew Research.
A história do stollen começou em 1329, na cidade de Naumburg, região da Thuringia, na Alemanha. Diz a lenda que ele foi criado como uma oferenda de Natal a um bispo, sendo que a ideia era que se parecesse com o Menino Jesus envolto em um cobertor.
À época a Igreja Católica proibia o uso de manteiga em tempos de jejum, de forma que a receita era feita com aveia, farinha, água e óleo de nabo.
Vários anos depois, o padeiro Heinrich Drasdo decidiu modificá-la, acrescentando vários ingredientes saborosos como frutas. Esse pão ficou bastante conhecido e a receita tem evoluído ao longo dos anos com ingredientes de qualidade, aromas naturais e especiarias exóticas.
Tipos de stollen
A massa do pão é pesada e grossa. Seus principais ingredientes são manteiga ou margarina, farinha, limão cristalizado, cascas de laranja e frutas secas. Utilizam-se ainda ingredientes adicionais: são eles que determinam o tipo de bolo que se formará.
O Mandelstollen é caracterizado pelo uso de amêndoas – sua massa contém no mínimo 20 g delas para cada 100 g de farinha. O Mohnstollen é marcado pela utilização de sementes de papoula – também na proporção de 20 g para cada 100 g de farinha. O Nuss-Stollen é aquele em que a massa contém 20 g de nozes picadas para cada 100 g de farinha.
Receita de bolo de Natal alemão
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
80 g de fermento biológico fresco
1 pitada de açúcar
375 ml de leite morno
250 g de manteiga
1/2 colher (chá) de sal
200 g de açúcar
2 gemas de ovo
200 g de uvas-passas
250 g de amêndoas sem casca picadas
100 g de casca de limão siciliano cristalizada
100 g de casca de laranja cristalizada
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de preparo:
Primeiro, adicione a farinha em uma tigela grande e esfarele o fermento sobre ela. Coloque uma pitada de açúcar e uma colher de leite morno por cima. Misture bem e deixe descansar em um lugar quente por 15 minutos.
Agora, derreta a manteiga com o restante do leite em uma panela em fogo baixo e misture com a farinha. Adicione as amêndoas, as frutas cristalizadas, o sal, o açúcar e as gemas. Misture até formar uma massa homogênea e junte as passas. Depois cubra a tigela e deixe a massa descansar até dobrar de tamanho.
Enquanto isso, coloque o forno para pré-aquecer a 190ºC. Modele o pão no formato desejado, coloque em uma forma untada e leve para assar de 45 a 60 minutos. Para finalizar, pincele manteiga derretida por cima do pão e finalize polvilhando com açúcar de confeiteiro.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!