Receitas

Reúna os amigos e faça uma receita de pizza prática e saborosa

Por Redação Doutíssima 13/05/2015

Em uma reunião com os amigos, a receita de pizza é uma opção prática, gostosa e ideal para o momento. É muito difícil encontrar uma pessoa que não goste de uma pizza quentinha. Mas se você está pensando em ligar para um Delivery, guarde o telefone e se arrisque na cozinha. Você pode agradar a todos ao preparar os sabores que cada um mais gosta.

 

De onde vem a receita de pizza?

A pizza é basicamente um disco de massa de farinha de trigo com cobertura de molho de tomate, queijo e outros ingredientes muito variados. Conhecemos a receita de pizza tipicamente italiana, mas não foram os italianos os primeiros a inventar esse pãozinho fininho assado com condimentos.

receita de pizza

Preparar pizza em casa pode ser opção para escolher seus ingredientes preferidos. Foto: iStock, Getty Images

Muito antes dos italianos, os egípcios, os gregos, os babilônios e os hebreus já faziam essa espécie de pão baixinho misturando farinha e água. Mas foram os fenícios que adaptaram a ideia da massa e a incrementavam com carne e cebola. A tradição passou aos turcos muçulmanos na época das cruzadas e, finalmente, chegou nos portos italianos.

Enquanto na Itália as pizzas são mais leves e com coberturas que variam os queijos entre os feitos com leite de vaca, de cabra e de ovelha, no Brasil a muçarela é frequentadora assídua das receitas de pizza.

 receita de pizza

 

Claro que ligar para um Delivery é muito mais prático e é o que a maioria das pessoas faz. De acordo com uma pesquisa realizada pela ECD Food Service, só no Estado de São Paulo, uma pizzaria vende, em média, 1.600 pizas por mês dessa forma.

Porém, o bom de fazer uma receita de pizza em casa é mesclar a tradição com o seu gosto particular e criar sabores que você não encontra em nenhum outro lugar.

Receita de pizza completa

Que tal criar hoje mesmo o seu “sabor da casa”? Veja a receita de pizza e mãos na massa.

Ingredientes:

Massa:

25g de fermento biológico seco

1 colher (sopa) de açúcar

250ml de água morna

500g de farinha

1 colher (sopa) de sal

3 colheres (sopa) de azeite

Recheio:

Molho de tomate

Queijo muçarela

Tomate cortado em rodelas

Manjericão

Modo de preparo:

Para fazer a massa – que rende dois discos – em uma pequena tigela, misture o fermento, o açúcar e a água morna. Deixe descansar por 15 minutos para ativar o fermento.

Em uma tigela grande, coloque a farinha e faça um buraco no meio. Espalhe o sal nas bordas e, no buraco que ficou no centro do recipiente, despeje o azeite e a mistura com o fermento.

Misture bem até ficar uma massa bem macia, e sove em superfície enfarinhada por cerca de 10 minutos. Faça uma bola com a massa, coloque em uma tigela grande e deixe descansar por duas horas coberta por um pano bem limpo.

Depois a massa dobrar de tamanho, dê algumas batidinhas nela para tirar o ar e coloque-a em superfície enfarinhada. Divida em dois e abra as massas de pizza. Depois de aberta, coloque a massa em uma forma redonda e recheie como quiser.

A tradicional Marguerita leva molho de tomate, queijo, tomates e folhas de manjericão. Essa é uma boa pedida para quem quer algo bem leve e perfumado.

 

Depois de distribuir sobre a massa o seu recheio favorito, leve sua receita de pizza para assar em forno médio-alto por 20 minutos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!