Receitas

Panetone fitness: veja como fazer uma receita menos calórica

Por Redação Doutíssima 11/12/2015

A época do Natal é marcada por receitas deliciosas, mas se você não quer descuidar da balança é melhor procurar opções mais saudáveis. O panetone fitness é uma delas.

Há variações desse prato natalino capazes de permitir que você aproveite essa maravilha sem culpa. Além disso, é muito fácil de fazer e você precisará de poucos ingredientes.

panetone-fitness-istock-getty-images

Panetone tem sido usado frequentemente como presente de Natal para todas as idades. Foto: iStock, Getty Images

Bolo de Natal italiano

Esse famoso pão doce surgiu em Milão, na Itália. Hoje ele é usado frequentemente como presente de Natal, sendo encontrado em quase todas as redes de supermercado. Sempre fofinho e recheado tradicionalmente com passas secas, laranja cristalizada e casca de limão, atualmente é possível achá-lo em diversos sabores.

Tal como acontece com todas as receitas antigas, várias lendas circulam sobre sua origem. Fala-se que durante um banquete de Ludovico Il Moro, então duque de Milão, um auxiliar de cozinha chamado Toni salvou o dia após a sobremesa planejada ser queimada. Embora improvável, outra história é a que relata o amor de um jovem rapaz que, para impressionar a bela filha de um padeiro, criou esse pão doce.

Independente da história que esteja por trás de sua criação, o fato é que esse bolo tradicional não pode ficar de fora dessa época do ano. Acontece que ele possui vários ingredientes calóricos – todos capazes de comprometer sua dieta.

Aliás, as festas de final de ano são um tempo difícil para quem deseja manter ou perder peso. Várias das delícias natalinas são capazes de acrescentar números à balança. Um estudo da Universidade Tufts, dos Estados Unidos, concluiu que pessoas com excesso de peso chegam a ganhar 2,3 kg ou mais durante feriados. Por isso, é preciso ter atenção.

Panetone fitness é opção saudável 

Usando ingredientes integrais e menos calóricos, é possível tornar essa receita muito mais funcional e sem glúten. Dessa forma você pode degustá-la sem culpa no café da manhã ou lanche. Veja como fazer:

Receita de Panetone Fit

Ingredientes:

1 sachê de fermento biológico

1 xícara de água morna

3 ovos

1 xícara de inhame cozido e amassado

1 xícara de açúcar demerara

1 ½ xícara de farinha de arroz

1 xícara de polvilho doce

½ xícara de fécula de batata

1 xícara de leite de coco

Suco de laranja batido

60 ml de óleo de girassol

1 colher de sopa de essência de panetone

1 colher de chá de biomassa de banana verde

½ colher de chá de bicarbonato

100 gramas de frutas secas (passas, damasco, ameixa)

Modo de preparo:

Primeiro, misture fermento, água e uma colher de chá de açúcar demerara. Reserve até que o fermento cresça, de cinco a dez minutos. Em uma batedeira, coloque ovos, inhame, leite de coco, suco, biomassa de banana verde, azeite e açúcar, e bata até virar uma mistura homogênea.

Depois, coloque o fermento e ligue o forno para pré-aquecer. Vá adicionando os ingredientes secos pouco a pouco, até formar uma massa homogênea. Então, coloque as frutas secas e a massa em formas de panetone. Asse no forno a 180ºC por cerca de uma hora.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!