Receitas

Saiba como preparar uma deliciosa mousse light

Por Redação Doutíssima 08/06/2015

Estar de dieta não significa ficar longe das sobremesas. Você pode, pode exemplo, preparar uma receita de mousse light. Essa versão menos calórica é opção para os dias em que você simplesmente não consegue parar de pensar em comer um doce. Com poucos ingredientes, é muito fácil de fazer.

Como fazer uma mousse light

Se você quer preparar uma mousse light, é possível usar a sua criatividade na receita, preparando-a de várias maneiras e com diferentes sabores. Tudo depende do seu gosto pessoal. Veja a seguir algumas opções fáceis de preparar e que ficam prontas rapidinho.

mousse-light

Em sua versão light, mousse de chocolate mantém o ótimo sabor. Foto: Shutterstock

 

Mousse light de chocolate

Ingredientes:

– 85g de chocolate com 70% de cacau

– 1 colher de sopa de cacau em pó

– ½ colher de chá de extrato de baunilha

– 2 claras de ovo

– 1 colher de sopa de adoçante para forno e fogão

– 50g iogurte grego light

 

Modo de preparo:

Pique o chocolate, coloque-o em uma tigela grande, e leve-o para derreter em banho maria. Misture o cacau e a baunilha em duas colheres de água fria, e despeje sobre o chocolate. Coloque a tigela em banho maria e em fogo brando, delicadamente, mexendo sempre.  Em seguida, retire do fogo. Deixe a tigela de chocolate ainda sobre a água, mexendo para verificar se derreteu.

 

Agora, é só bater as claras em neve com o adoçante e misturar o iogurte no chocolate. Coloque cerca de um terço das claras em neve na mistura de chocolate com uma colher grande. Depois misture, tomando cuidado para não perder o volume da mousse light. Por fim, coloque o restante das claras em neve e leve à geladeira por duas horas ou durante a noite.

 

Mousse light de goji berry

Ingredientes:

– ½ xícara (chá) de goji berry desidratada

– 1 pote de iogurte desnatado

– 1 caixinha de creme de leite light

– 1 xícara (chá) de leite desnatado

– 2 envelopes de gelatina sem sabor

– 5 colheres (sopa) de adoçante para forno e fogão.

Modo de preparo:

Primeiro, é hora de hidratar o goji berry em água – deixe-o por ao menos 20 minutos. Depois, dissolva a gelatina em 300ml de água morna, e misture o goji e cerca de três colheres de adoçante. Reserve.

Agora, em um liquidificador, bata todos os outros ingredientes com o restante do adoçante. Adicione a mistura de goji berry e espere ficar homogêneo. Leve à geladeira por duas horas ou durante a noite.

Light ou diet: o que escolher?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é light ou diet, mas a diferença é simples e não é difícil entendê-la. Alimentos diet são desenvolvidos especialmente para pessoas que não podem consumir açúcar, como é o caso dos diabéticos ou de portadores de alergia alimentar.

A ausência de açúcar, porém, não significa que eles sejam de baixa calorias: é possível que apresentem níveis elevados de outras substâncias, como gordura, por exemplo.

Alimentos light, por outro lado, são aqueles desenvolvidos para quem busca perder ou manter peso. Isso significa que seu preparo considera a quantidade de calorias e inclui um índice reduzido de gordura e de outras substâncias. Então, se você quer emagrecer, são a sua opção.

Curiosidade sobre a mousse

A mousse como conhecemos é um creme aerado e com consistência leve. A palavra significa “espuma” em francês. Não se sabe exatamente quando a receita surgiu, mas alguns pratos salgados de mousse foram uma conquista francesa do século XVIII. Sua apresentação como sobremesa, com frutas, veio mais tarde, na segunda metade do século XIX.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!