Em 22 de dezembro é comemorado o Dia do Atleta. Para os atletas brasileiros a data será bastante significativa, marcada por um sentimento de esperança relacionado ao próximo ano. Afinal, a Rio 2016 está chegando e o Brasil pretende fazer bonito nas primeiras olimpíadas da história da América do Sul.
Expectativa para Rio 2016 é de muitas medalhas
O histórico dos países que sediaram as últimas olimpíadas permite aos atletas brasileiros sonhar com um grande número de medalhas na Rio 2016. Todos eles mostraram crescimento se comparados seus desempenhos com os dos jogos imediatamente anteriores.
Para a Grécia foram 16 medalhas em 2004 contra 13 em 2000. A China não ficou atrás, já que foram 100 medalhas em 2008 contra 63 em 2004. O Reino Unido manteve a tendência, levando 65 pódios em 2012 contra 47 em 2008.
O Brasil vem evoluindo bastante. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), nos jogos de Pequim, em 2008, foi registrada a maior participação brasileira, com 277 atletas em 32 modalidades. Nos jogos de Londres, em 2012, foram conquistadas 17 medalhas – maior número até então.
Para a Rio 2016 ao menos um desses recordes certamente será batido. De acordo com o COB, até o momento o Brasil já possui 394 vagas garantidas para o evento – ou seja, superará a delegação que foi Pequim em 2008. Resta torcer para que o desempenho dos atletas consiga superar aquele dos jogos de Londres em 2012.
Quais atletas brasileiros são promessa de medalha em 2016?
A história dos jogos olímpicos mostra que o Brasil conquistou medalhas de ouro em apenas oito modalidades – vôlei, vela, atletismo, judô, natação, tiro, hipismo e ginástica. Confira abaixo alguns atletas capazes de manter essa tradição e outros que poderão trazer um ouro inédito para o País.
- Martine Grael – Vela
Campeã mundial em 2014 na classe 49er FX ao lado de Kahena Kunze, Martine Grael possui uma ascendência bastante vencedora. Ela é filha de ninguém menos que Torben Grael, bicampeão olímpico. Ano passado a dupla também foi escolhida a melhor velejadora do mundo.
- Neymar – Futebol
Caberá a Neymar a missão de comandar o Brasil na busca pelo tão desejado ouro no futebol – e também de apagar a má imagem deixada pela seleção na Copa do Mundo de 2014. Jogador do Barcelona, o atleta é candidato, ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo, a Bola de Ouro – premiação concedida pela Fifa em parceria com a revista France Football.
- Mayra Aguiar – Judô
A gaúcha de Porto Alegre tem apenas 24 anos, mas currículo de gente grande. Em mundiais de judô é a atleta brasileira que mais conquistou medalhas – quatro no total, sendo uma de ouro em 2014. Não bastasse isso, ganhou também um bronze nas olimpíadas de 2012, em Londres. Embora no mundial de 2015 Mayra tenha caído de forma precoce nas oitavas-de-final, ainda é considerada esperança para o próximo ano.
- Duda Amorim – Handebol
Em 2013, o Brasil surpreendeu e ganhou seu primeiro título mundial de handebol, mas essa não foi a única conquista, já que Duda Amorim foi eleita a jogadora mais valiosa da competição. Em 2014, a catarinense não deixou por menos e foi eleita pela Federação Internacional de Handebol como a melhor jogadora do mundo. Será dela a tarefa de liderar a seleção feminina na busca pelo inédito ouro olímpico em 2016.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!