Esporte

Rio 2016: competidores vão disputar 306 provas com medalhas

Por Redação Doutíssima 06/07/2015

Os preparativos para os Jogos Olímpicos Rio 2016 estão a todo vapor. As competições serão disputadas entre 5 e 21 de agosto do próximo ano, mas se você não quer perder a oportunidade de conferir esse evento de perto já é preciso ficar atento.

As primeiras fases de venda de ingressos através de sorteio começaram em junho e a partir de outubro será possível adquiri-los diretamente.

Rio 2016

Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos em 2016. Foto: J.P.ENGELBRECHT/Prefeitura do Rio de Janeiro

De acordo com o site oficial do evento, o Rio 2016 será disputado por 10.500 atletas de mais de 205 países. Serão 17 dias de competição e 306 provas com medalhas – 136 femininas, nove mistas e 161 masculinas.

 

A competição será sediada em quatro regiões da cidade do Rio de Janeiro – Deodoro, Maracanã, Barra e Copacabana, totalizando 33 locais de prova. As partidas de futebol também serão disputadas em Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e São Paulo.

 

Principais modalidades do Rio 2016

Os jogos olímpicos do próximo ano reservam atividades para todos os gostos. Serão 42 modalidades no total. Para os brasileiros, as principais expectativas ficam por conta de esportes como futebol, vôlei e handebol.

O Rio 2016 também traz duas novidades de disputas: golfe e rugby, que voltam ao cenário olímpico depois de 112 e 92 anos, respectivamente.

 

A seleção brasileira de futebol masculino vai em busca do único título que falta em seu currículo. Depois de ser medalha de prata em 1984, 1988 e 2012, os jogadores tentarão em casa conquistar o primeiro ouro da história nessa modalidade.

O handebol feminino é outro esporte que deve atrair os curiosos no Rio 2016. Embora o Brasil não tenha muita tradição nessa modalidade em termos olímpicos, a recente conquista do Campeonato Mundial da categoria em 2013 e a eleição de Duda Amorim como melhor jogadora do mundo em 2014 credenciam as brasileiras como favoritas ao ouro.

O vôlei também merece atenção especial, já que tanto a seleção masculina quanto a feminina são bicampeãs olímpicas. Para saber mais sobre as modalidades, clique aqui.

 

Ingressos para o Rio 2016

A 1ª fase de venda de ingressos começou no mês de junho desse ano, através de cadastro no site e sorteio. A 2ª fase começa em julho, e a 3ª em agosto, mas ambas são reservadas aos cadastrados para a primeira que não foram contemplados.

 

Quanto à aquisição direta de ingressos, começará a partir de outubro, conforme a disponibilidade. De acordo informações da organização do evento, o envio dos ingressos daqueles que optaram por recebê-los em casa começará em maio.

Para aqueles que fizeram a opção de retirá-los diretamente em bilheterias, as entradas estarão disponíveis a partir de junho de 2016, em pontos de distribuição que serão oportunamente divulgados. Maiores informações sobre ingressos podem ser obtidas no site oficial.

 

O Rio 2016 será a primeira edição do evento na América do Sul. Conforme informações oficiais disponibilizadas no site, para torná-lo realidade participarão 45 mil voluntários, 85 mil empregados terceirizados e mais de 8 mil funcionários contratados diretamente pela organização do evento.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!