Exercícios > Fitness

Agachamento afundo: o segredo do bumbum na nuca

Por Redação Fortíssima 27/03/2016

Se você procura maneiras de fazer o tempo render na academia, certifique-se de incluir o agachamento afundo em sua rotina de exercícios. Ele não requer qualquer equipamento, é simples o suficiente para qualquer iniciante e o melhor de tudo: possui muitos benefícios. Não é à toa que se trata de um dos favoritos de muitas musas fitness. 

Agachamento afundo é fácil de aprender e eficaz

Ajuda a moldar o bumbum, aumentar o tecido muscular, desenvolver a força do abdômen e até a tornar os quadris mais flexíveis. De acordo com o American Council on Exercise, trata-se de um dos exercícios mais eficazes para gerar um alto nível de atividade muscular nos glúteos.

Ele é um tipo de exercício unilateral, o que significa que treina um lado de seu corpo de forma independente do outro, melhorando o equilíbrio e a coordenação. O afundo trabalha efetivamente seus glúteos e quadríceps e também envolve os seus isquiotibiais. É diferente de exercício de perna bilaterais, melhores para fins de força e construção muscular.

O fortalecimento desses grandes grupos musculares pode acelerar o seu metabolismo, o que é benéfico se você está tentando perder peso. Quando o excesso de gordura é reduzido em seu corpo, também colabora para moldar, tonificar e firmar seu bumbum e pernas. Acredite ou não, o movimento é capaz de melhorar ainda a força do abdômen.

Com esse tipo de agachamento você trabalha os músculos das costas e abdominais para manter seu corpo ereto e equilibrado. Paralelamente, move seus quadris para cima e para baixo. Além disso, é beneficiada a flexibilidade dos flexores do quadril, músculos usados para dobrar ou flexionar as pernas.

Outro ponto positivo dessa atividade é que ela é um complemento perfeito para sua rotina diária. Pode ser feita praticamente em qualquer lugar, na frente da TV ou na cozinha, enquanto você está esperando o jantar ficar ponto. Isso porque não requer qualquer equipamento para ser eficaz – embora há quem prefira contar com um peso extra.

agachamento afundo

O exercício é ideal para fortalecer a região dos glúteos. Foto: iStock, Getty Images

Como executar corretamente

Para receber todos os benefícios do agachamento afundo, é preciso fazê-lo corretamente. Com o peito erguido, queixo para cima e abdômen contraído, dê um grande passo em frente, com o pé esquerdo. Flexione o joelho de maneira que a coxa da perna que avançou esteja paralela ao chão. Retorne à posição inicial e repita com a perna direita.

Observe a si mesma com um espelho de visão lateral. Certifique-se de que você não está se inclinando muito para frente ou para trás. Mantenha seus joelhos, quadris e ombros voltados na mesma direção, para frente. Cuide ainda da distribuição do seu peso corporal.

Não force seu peso em seus joelhos, use-os como uma dobradiça. Envolva os seus quadris, isquiotibiais e glúteos. Para fazer variações desse movimento, use um par de halteres e aumente a resistência para o desafio.