Em janeiro, os pais já começam a se programar para as compras, afinal, a volta às aulas está próxima. O período pesa no bolso dos brasileiros, já que a lista de materiais escolares das crianças é grande. Por isso, qualquer economia é bem-vinda. Uma forma de gastar menos é personalizando os itens, como encapar caderno, por exemplo.
Não é novidade que os cadernos estão entre os materiais mais caros. Se a escolha for por aqueles que têm a capa com personagens e desenhos do momento entre a criançada, os preços ficam ainda mais altos. Então, que tal aproveitar para personalizar o caderno com seu filho? Além de usar a criatividade, é uma forma de economizar.
Como encapar caderno
Na hora de fazer as compras do material escolar, você pode optar pelos cadernos mais simples e baratos. Depois, usar o método antigo de encapar – o que pode ser feito de diferentes maneiras. Confira três formas de como encapar caderno.
Você pode utilizar diferentes materiais para encapar o caderno. Colagens, tecido, EVA e papéis decorados são ótimas opções para dar um toque exclusivo e ainda proteger o caderno.
- Tecido
Usar tecido é uma das formas mais bacanas de encapar caderno. Para isso, escolha o tecido com estampa da preferência da criança. Aplique cola branca em toda a superfície da capa. Uma boa estratégia é colar uma manta acrílica antes de utilizar o tecido no material.
Se for caderno com espiral, posicione a manta sobre a cola, mas deixando um espaço pequeno em relação ao arame. Depois, é hora de colocar o tecido sobre a cola que está no trecho sem manta acrílica.
Com o tecido já preparado (as medidas devem ser superiores às do caderno), estique-o sobre toda a capa, cuidando para não deixar falhas. Aí, é só dobrar as extremidades do tecido restante para dentro e colar. Se não quiser a manta acrílica, tudo bem! Apenas escolha um tecido encorpado para criar um acabamento final melhor.
- Colagens
As colagens são ótimas opções para dar uma cara personalizada para o caderno e ainda são bem fáceis de fazer. Você pode utilizar recortes de revistas, retalhos de tecidos e até mesmo aquele desenho que seu filho fez.
Faça uma composição conforme os gostos da criança. É possível incluir personagens, personalidades famosas ou figuras fofas, por exemplo. Use a criatividade!
Basta grudar as colagens na capa com cola branca líquida ou em formato bastão de acordo com suas preferências. Aposte em sobreposições dos recortes. Depois, é só encapar o caderno com plástico ou papel contact transparente, cuidando para esticá-lo bem. Isso protegerá as colagens para que fiquem intactas o ano todo.
- EVA
Esse material pode dar um toque bem artesanal ao caderno. Primeiro, prepare o EVA, recortando um pedaço um pouco maior do que a largura e altura do caderno. Seja em espiral ou brochura, aplique cola quente ou específica para EVA sobre a capa do caderno.
Feito isso, basta colar o EVA e recortar as sobras. É uma técnica bem simples, mas que pode ser incrementada. Você pode fazer desenhos e recortes com o EVA e até mesmo apostar nos personagens apreciados pelos pequenos. Sobreposições podem ser usadas para tornar a capa ainda mais decorada.
Essas são apenas algumas formas de encapar cadernos, mas você pode abusar da criatividade e utilizar diferentes materiais. Glitter, lantejoulas e fitas, por exemplo, também pode conferir um aspecto especial ao material escolar. Não esqueça de pedir ajuda para o seu filho para que ele participe de todo o processo!
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!