Motivação

Dona de casa: veja dicas para lidar com as tarefas diárias

Por Redação Doutíssima 05/01/2016

A mulher moderna já não é mais uma dona de casa em tempo integral e, por isso, pode ser difícil conciliar atividades profissionais com as tarefas domésticas. Para ter a casa sempre organizada é preciso um pouco de planejamento.

Com algumas dicas simples é possível chegar lá, instituindo uma rotina de cuidados e limpezas que se encaixam bem no seu dia a dia.

dona-de-casa-doutissima-istock-getty-images

Faça uma agenda para as suas tarefas e peça ajuda para toda a família para executá-las. Foto: iStock, Getty Images

Como planejar as tarefas de dona de casa

Você ama uma casa impecável, mas não quer gastar a maior parte do tempo livre com um rodo na mão. Essa é uma tendência bastante comum nos dias de hoje. De acordo com um levantamento do Pew Research Center, em famílias o número total de horas destinadas a trabalhos domésticos caiu de 36 semanais em 1965 para 28 em 2011.

Acontece que 28 horas por semana significam quatro horas por dia, se você contar os dias do final de semana, e isso ainda pode parecer muito. Pois com alguns ajustes simples na rotina é possível diminuir esse tempo e usar as horas que sobram para exercícios físicos ou passar tempo de qualidade com as crianças.

Uma das melhores formas para isso é “quebrar” as tarefas domésticas e organizar uma programação diária. Com essa medida simples de organização é possível ainda incluir as crianças em alguns cuidados básicos, tornando-as conscientes da importância da colaboração. E o melhor de tudo: é possível deixar a casa sempre limpa.

Dicas para criar uma rotina de tarefas diárias

Confira abaixo dicas que podem contribuir para organizar as suas tarefas diárias:

  • Crie uma agenda de limpeza

Faça uma lista das tarefas que precisam ser feitas regularmente. Lembre-se de incluir pequenas coisas, como substituição do rolo de papel higiênico ou troca das toalhas do banheiro. Faça isso no computador porque assim a lista pode ser alterada ou manipulada facilmente. Depois que tudo estiver listado, divida entre os dias da semana.

  • Acabe com a procrastinação

Esse é o maior pesadelo das tarefas domésticas. Quando mais você deixa a bagunça acumular, mais difícil será para limpar. Em outras palavras, o que poderia ser feito em apenas 10 minutos levará muito mais tempo. Evite!

  • Comece com a organização

A desordem é horrível e, quanto mais bagunça, menor o estímulo para a limpeza. Um quarto bagunçado não tem efeitos negativos apenas sobre seu bem-estar mental, mas também é mais difícil de limpar. Por isso, primeiro deixe tudo organizado e apenas depois comece as atividades de limpeza propriamente ditas.

  • Organize a roupa suja

Se possível tenha um cesto de roupa em cada quarto da casa. Coloque tudo dentro desses cestos, de modo que fique mais fácil classificar as roupas e lavá-las posteriormente. Isso irá tomar apenas alguns minutos.

  • Conte com a família

Foi-se o tempo em que atividades de limpeza ficavam apenas sob os ombros da mulher. Envolva toda a família nessa rotina. Alguém pode dobrar a roupa e o outro passá-la.

Além disso, enquanto um arruma seu próprio quarto, a outra pessoa pode sair para fazer compras no mercado. Dessa forma as tarefas estarão todas completas em poucas horas. Trata-se ainda de um ótimo modo de ensinar seus filhos a cuidar de suas coisas e da casa.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!