Motivação

Confira opções de eventos gratuitos para o Feriado da Independência

Por Redação Doutíssima 07/09/2015

Um dos feriados mais importantes para os brasileiros, a Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro, costuma ser uma data repleta de eventos gratuitos em muitas cidades do País.

 

Eventos gratuitos e peculiares

Apesar de terem um motivo bem específico para comemorar o dia, os brasileiros diversificam um pouco a forma de festejar sua independência.

eventos gratuitos

Para comemorar a Independência, muitas cidades proporcionam eventos diversificados. Foto: iStock, Getty Images

Isso se explica pela grandeza de um país como esse, de dimensão continental e que apresenta tantas diferenças e riquezas culturais bem distintas. Assim, eventos gratuitos também se adequam aos costumes e à história de determinadas regiões brasileiras.

O dia 7 de setembro trata-se de um dos acontecimentos mais marcantes para o Brasil, que definitivamente mudou os rumos de toda a nação. Foram vários os eventos que desencadearam a importância de ficar independente de Portugal.

Tudo começou com a chegada da Família Real ao Brasil. Com a abertura dos portos, em 1808, o Brasil deixava de ser colônia e passava a atender aos interesses da elite agrária. Foi um dos primeiros passos rumo à Independência.

A Revolução Liberal do Porto foi outro acontecimento importante naquele período que deveria reestruturar a soberania política portuguesa com uma reforma liberal que limitaria os poderes do rei e reconduziria o Brasil novamente à condição de colônia.

Os portugueses formaram uma assembleia nacional exigindo que o rei Dom João VI voltasse a Portugal para legitimar as transformações políticas que se desenhavam.

Com medo de perder a autoridade real, D. João saiu do Brasil em 1821 e nomeou seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil. Por um tempo, o filho seguiu as ordens vindas de Portugal, mas viu que a ideia era transformar novamente o Brasil em colônia.

Assim, o príncipe regente passou a tomar medidas a favor do povo e começou a ganhar prestígio. Com o tempo, declarou a independência em 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo e tornou-se o primeiro imperador do Brasil.

 

Eventos gratuitos no dia 7 de Setembro

1. Porto Alegre (RS)

Na capital dos gaúchos, as comemorações se iniciam em sete de setembro e se estendem até o dia 20 de setembro. Isso porque é nessa data que se comemora a Revolução Farroupilha. Logo, junto ao tradicional desfile cívico, o público confere traços fortes da cultura riograndense.

2. São Paulo (SP)

O tradicional desfile cívico e militar em comemoração à Independência do Brasil acontece, a partir das 9h30, no Sambódromo do Anhembi. Esse que é um dos eventos gratuitos para a população, é realizado pela prefeitura de São Paulo por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal de turismo e eventos, e organizado pelas Forças Armadas do Brasil.

3. Rio de Janeiro (RJ)

A Parada Militar ou desfile da Forças Armadas, com participação do Exército, Marinha e Aeronáutica, integra a programação de eventos gratuitos com participação de soldados, carros blindados, cavalaria e mostra de equipamentos.

Além disso, conta até com sobrevoo de aviões de caça, acontecendo em frente ao edifício do antigo Ministério do Exército, na Av. Presidente Vargas, perto do edifício da Central do Brasil.

4. Salvador (BA)

O desfile cívico-militar ocorre na Avenida Sete de Setembro (Centro), organizado pelas Forças Armadas e governo do Estado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!