Bem-Estar > Dia a Dia

Confira dicas para evitar chegar atrasado nos compromissos

Por Redação Fortíssima 07/01/2016

Se você sente que jamais consegue honrar o horário de seus compromissos, é bem possível que o hábito esteja atrapalhando a sua vida. Mas nada melhor que o começo de um novo ano para mudar de hábito e evitar que chegar atrasado passe a impressão errada sobre quem você é e quais são os seus objetivos. Aqui a principal dica é a organização.

chegar atrasado-doutissima-shutterstock

Todo mundo já se atrasou uma ou outra vez, o problema é quando a situação vira hábito. Foto: Shutterstock

Chegar atrasado não é apenas um hábito

Muitas pessoas acham que a falta de pontualidade é apenas um hábito ruim e reprovável, mas uma pesquisa indica que ela pode ser um pouco mais do que isso. De acordo com estudiosos da San Francisco State University, dos Estados Unidos, pessoas que costumam estar constantemente atrasadas compartilham certos comportamentos.

Para chegar a essa conclusão, os especialistas entrevistaram e analisaram mais de 200 pessoas. O resultado? Um total de 17% delas poderiam ser consideradas como atrasadas crônicas, que apresentam padrões de comportamento como ansiedade, problemas de autocontrole e procrastinação.

A boa notícia é que se você costuma chegar atrasado sempre é capaz de modificar isso. Basta adaptar alguns aspectos da sua rotina. A longo prazo,  a mudança pode ser mais do que bem-vinda. Afinal, a falta de pontualidade não costuma ser vista com bons olhos – e nada mais chato do que esperar. 

Como parar de chegar atrasado

Para mudar seu perfil e deixar de ser visto como aquela pessoa com a qual jamais se pode contar na hora combinada, são necessárias algumas atitudes. São pequenos ajustes na rotina capazes de fazer uma grande diferença:

  • Seja realista

As pessoas que são pontuais costumam saber o quanto duram as coisas – ao contrário daquelas que estão sempre atrasadas. Por exemplo, elas acreditam que 20 minutos bastam para chegar até o trabalho e acabam desconsiderando que o movimento de carros ou eventuais acidentes podem afetar esse tempo.

Como mudar isso? Anote em um papel quanto tempo você acha que cada compromisso precisa e depois compare com os valores reais. É bastante provável que você enxergue o quanto anda subestimando o tempo.

  • Defina uma margem de erro

Pessoas pontuais costumam chegar antes do horário marcado – ou seja, deixam alguma tolerância para atrasos inesperados com tráfego ou inexistência de vagas de estacionamento. Assim, se você possui um compromisso às 15h, programe-se para chegar um pouco antes. 

  • Mantenha a organização

Deseja ser mais pontual? Comece a ser mais organizado. Pessoas que chegam no horário analisam suas atividades diárias, estabelecem rotinas e dificilmente saem delas. Além disso, é possível adotar alguns hábitos importantes enquanto se dirige a algum lugar.

Atualmente, há diversos aplicativos que repassam informações reais sobre as condições do tráfego – e que podem sugerir rotas alternativas para garantir que você chegue mais rápido ao destino. 

  • Aprenda a esperar

Se você seguiu à risca os conselhos acima, provavelmente chegou ao seu encontro com aproximadamente 15 ou 20 minutos de antecedência. A impaciência é uma grande inimiga nessas horas, já que pode permitir que da próxima vez você jogue tudo para o alto e arrisque mais uma vez chegar depois do horário.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!