Motivação

Procrastinação: saiba como evitar o adiamento de tarefas

Por Redação Doutíssima 03/09/2015

Se você é daquelas pessoas que adiam tarefas importantes de vez em quando, saiba que não está sozinha. A procrastinação é um comportamento psicológico complexo que afeta os indivíduos em algum grau ou outro. Com alguns, ela pode ser um pouco mais amena, mas para outros é uma fonte de estresse e ansiedade considerável.  

 

Se você está adiando terminar um projeto para o trabalho, evitando tarefas corriqueiras ou ignorando os afazeres domésticos, a procrastinação é capaz de ter um grande impacto sobre sua vida.

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O ato de deixar as coisas para a última hora pode atrapalhar o rendimento profissional. Foto: iStock

 

Ciência da procrastinação

Não importa o quão bem organizado e comprometido você é, as chances de se encontrar desperdiçando horas em atividades triviais, como televisão ou internet, enquanto tem outras coisas para fazer, é grande. Como acontece com quase tudo, a ciência procura achar uma explicação para os procrastinadores.

 

Acredite ou não, a internet não é a origem da procrastinação. As pessoas têm lutado contra a hesitação habitual há milhares de anos. Por exemplo, o poeta grego Hesíodo, por volta de 800 a.C., já havia escrito advertências sobre deixar tarefas para o dia seguinte. Leonardo da Vinci, quando morreu na França em 1519, deixou inúmeros esboços de projetos inacabados.

 

Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA, descobriram que algumas pessoas são mais predispostas do que outras para morder a isca da distração, e isso está ligado à impulsividade.

A Associação Americana de Psicologia, por exemplo, descobriu que o ato de procrastinar muitas vezes começa na escola, onde a falta de rigor na punição de prazos não cumpridos é capaz de refletir e gerar hábitos de desperdício de tempo.

 

Mas isso é ruim? Além de atrapalhar a vida pessoal e profissional, os efeitos negativos podem ir além. As pessoas que são procrastinadoras assumidas também são mais propensas a terem doenças cardíacas, de acordo com um estudo publicado no Journal of Behavioral Medicine

 

Como parar de adiar tarefas?

Siga esses passos para lidar com as tarefas e evite o estresse da última hora:

 

1. Reconheça que você está procrastinando

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Para terminar tarefas e evitar distrações, seja honesto e assuma que está procrastinando. Foto: Shutterstock

Se você é honesto consigo, provavelmente sabe quando está procrastinando. Não consegue?

Então, se algumas características como começar com tarefas de baixa prioridade, sentar para iniciar uma tarefa de alta prioridade e quase imediatamente sair para fazer uma xícara de café e esperar o “bom humor” ou “momento certo” para enfrentar a importante tarefa na mão, sim, você é um procrastinador.

 

2. Entenda o porquê você está procrastinando

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O medo de encarar tarefas difíceis e desafiadoras pode ser um motivo para procrastinar. Foto: Shutterstock

Muitas vezes isso acontece porque as pessoas evitam um trabalho desagradável ou são desorganizadas. Mesmo se você for organizado, não é raro se sentir oprimido pela tarefa.

É comum as pessoas duvidarem de suas próprias habilidades e buscarem conforto em fazer tarefas que sabem ser capazes de completar. Porém, tarefas ruins não acabam sozinhas, sendo preciso encará-las.

 

3. Crie uma estratégia “antiprocrastinação”

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Para driblar a vontade de deixar as tarefas para a última hora, crie estratégias. Foto: Shutterstock

Crie suas próprias recompensas ou peça para alguém monitorar suas tarefas. Enumere as consequências desagradáveis ​​de não fazê-las. Caso seu problema seja a desorganização, uma lista de afazeres pode ajudar. Concentre-se em uma tarefa de cada vez e defina prazos objetivos. Dessa forma, você não tem tempo para procrastinação.

 

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