Motivação

Impaciência em excesso precisa ser tratada: saiba como

Por Redação Fortíssima 19/12/2015

A impaciência é a incapacidade de uma pessoa resistir a certa emoção que para ela é irritante. Todos temos o potencial para tendências impacientes, mas em pessoas com um forte medo de perda ela pode se tornar um padrão dominante. Vale ficar atento também porque, muitas vezes, é um sinal de outros tipos de transtornos.

impaciência istock getty images doutíssima

Pessoas impacientes costumam estar em constante estado de estresse. Foto: iStock, Getty Images

Quando a impaciência é um problema

Nem todas as pessoas ficam impacientes na mesma intensidade. Há algumas que chegam a extremos – ficam visivelmente mais agitadas do que outras quando há atrasos inesperados, por exemplo. Além disso, elas podem ser mais propensas do que as outras a abandonar uma linha de ação e partir para um novo plano repentinamente.

Acredita-se que a principal causa da impaciência é o medo. Mais especificamente o receio de não conseguir o que se quer. Há diversas razões capazes de desencadeá-la, mas, às vezes, ela pode ser um simples sintoma de outro tipo de transtorno, como ansiedade ou até mesmo depressão.

Frequentemente tensas e competitivas, algumas pessoas parecem estar em constante estado de urgência. Elas são incapazes de lidar com a frustração quando as coisas não saem à sua maneira – seja o tráfego da hora do rush, seja a fila extremamente lenta do supermercado.

Pessoas com esse perfil devem ficar atentas porque possuem risco aumentado de problemas de saúde – como hipertensão arterial e doenças cardíacas. É o que indica um estudo publicado no Journal of the American Medical Association, segundo o qual pessoas mais impacientes tentem a desenvolver pressão arterial elevada mais tarde na vida.

Como lidar com ela?

Quando a impaciência influencia sua vida negativamente é preciso buscar ajuda. Principalmente se ela estiver associada a ansiedade, irritabilidade e variações de humor. Com auxílio profissional, é possível estabelecer um tratamento adequado que pode incluir terapia e até medicamentos. Porém, há algumas atitudes que você mesmo pode tomar.

Pessoas impacientes costumam estar em constante estado de estresse. Como consequência, o corpo libera hormônios como adrenalina ou cortisol que o ajudam a reagir a essas situações. É por isso que trabalhar o gerenciamento do estresse é capaz de ajudar pessoas sem paciência a relaxar.

É importante também disciplinar-se para não se ver alterado no trânsito. Quem atinge esse objetivo é capaz de reduzir sua pressão arterial, por exemplo. A melhor maneira para lidar com essas situações de tráfego é respirar profundamente e avaliar o que se está sentindo. Além disso, você pode colocar uma música no rádio capaz de ajudá-lo a relaxar.

A meditação é uma excelente alternativa também. Ela acalma a mente e ensina a virtude da paciência. É indicada principalmente para pessoas com vida muito ocupada e em ritmo acelerado – que ficam impacientes quando as coisas não se movem na velocidade desejada.

Tente ainda eliminar algumas atividades desnecessárias da programação, redefina seus objetivos e coloque prioridades em sua vida.

De toda forma, antes de mais nada é preciso admitir que você está impaciente. Caso você não faça isso, dificilmente conseguirá livrar-se de um estado mental estressante e constante. Aceite esse problema e trabalhe para estar bem familiarizado com ele – a partir daí você será capaz de buscar formas de como gerenciá-lo e superá-lo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!