Estamos atualmente na era das selfies e da captura de imagens por qualquer motivo. A tecnologia avançou e ganhamos acesso a câmeras de boa qualidade, cada vez menores e embutidas nos smartphones. O antigo álbum de fotos agora costuma ser realidade na rede social, na memória do celular e do computador.
Com o papel que a imagem cumpre no dia a dia, nada melhor do que celebrar o Dia Nacional do Fotógrafo, comemorado hoje. A data lembra o momento em que a primeira câmera fotográfica chegou no Brasil, em 1840. Ela se chamava daguerreótipo e foi inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre.
Para comemorar, que tal resgatar o velho hábito de reunir fotografias em um livro? Além das dicas de como criar o seu, você ainda confere quais são os desafios e promessas da profissão de fotógrafo hoje em dia.
Resgate memórias com álbum de fotos personalizado
Defensora da impressão de fotografias, a fotógrafa Márcia Molina costuma incentivar seus familiares, amigos e alunos a materializar as imagens. Para ela, nada é mais bonito que um porta-retrato ou álbum de fotos.
“Temos inúmeras formas de fazer álbuns que atendam a todos os gostos e ocasiões. Eu, neste momento, estou montando um álbum para o meu filho Eduardo, que está com oito meses. Faço o acompanhamento fotográfico mês a mês, desde a minha gravidez até o seu primeiro ano”, exemplifica.
Além das fotos, ela aproveita para escrever sobre a fase em que ele se encontra e quais são as suas descobertas. Também vale adicionar letras de músicas que traduzem o sentimento de cada fase.
Quer aprender a fazer o seu? Confira abaixo um exemplo de customização:
Materiais
– 3 sacos de papel
– 8 a 12 fotos
– Tarraxas
– Furador
– Cartolinas de várias cores
– Citações
– Etiquetas ou adesivos
Como fazer
Ponha um saco sobre o outro e dobre ao meio. Escolha a cartolina para fazer a capa do álbum e corte na largura desejada para que se ajuste ao tamanho dos sacos. Deixe um pedaço de papel para prender atrás, onde irão as tarraxas.
Alinhe a capa de cartolina e os sacos de papel para furar no mesmo lugar. Com o furador, faça quatro furos e passe as tarraxas por eles. As fotos irão dentro dos sacos de papel. Para fazer as folhas de apoio para as imagens, use as cartolinas restantes. Enfeite com adesivos, etiquetas e desenhos.
Dia do fotógrafo é todos os dias
Para Márcia, vivemos uma época em que os equipamentos digitais facilitaram o processo de captura e recepção de imagens e, por conta disso, aumentou o interesse das pessoas em fotografar. Ainda assim, a profissão continua sendo importante e muito requisitada.
“O profissional desta área, atualmente, além de contar com recursos técnicos, têm a sua disposição cursos, feiras, congressos e muita informação para desenvolver ainda mais o seu olhar e o seu estilo”, destaca.
Hoje em dia, a área de atuação é vasta e um fotógrafo pode trabalhar de forma autônoma ou ser funcionário de jornais, revistas e agências digitais. Mas, para ser bem sucedido, o principal segredo é estar sempre atualizado, ter visão comercial e investir em bons equipamentos.
Daqui para frente, ela acredita que o número de novos profissionais é crescente, mas poucos conseguem se estabelecer no mercado e viver exclusivamente de fotografia, pois requer investimentos constantes em equipamentos e cursos.
“Uma questão importante é o lado empreendedor, que demanda conhecimento em marketing, planejamento, além do networking, ou seja, o relacionamento com o cliente. Um profissional atento a tudo isso, fará seu trabalho com mais segurança e satisfação, garantindo um bom resultado final”, finaliza.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!