Receitas

Saladas tropicais são opção de receita leve e saudável

Por Redação Doutíssima 04/09/2014

Quanto mais colorida e diversificada, mais fácil de se apaixonar por um prato de salada, não é verdade? É por isso que as saladas tropicais são uma boa pedida para aquelas pessoas que não apenas buscam algo gostoso, mas também bonito.

Saladas tropicais levam frutas e verduras

As opções mais tradicionais das saladas tropicais apresentam como base a alface, o repolho, a cebola e o pimentão. Mas para garantir o tropicalismo do prato, acrescentar frutas é uma boa pedida. Ficou na dúvida de como transformar todo esse mix de ingredientes em maravilhosas saladas tropicais? Então confira a seguir as dicas separadas especialmente para você.

saladas-tropicais

Saladas tropicais têm deliciosa e refrescante combinação de frutas e verduras. Foto: Shutterstock

Veja 3 opções de saladas tropicais

Salada árabe

Um ícone das saladas tropicais devido a sua grande gama de cores. Para o preparo, você irá precisar de quatro colheres de sopa de maionese, uma colher de sopa de ketchup, uma xícara de chá de creme de leite, um pé de alface americana cortado em fatias finas, meia xícara de chá de grão-de-bico cozido, um tomate picado, uma cenoura ralada, uma beterraba ralada e sal a gosto.

O modo de preparo é muito simples: basta misturar a maionese, o ketchup e o creme de leite e reservar. Em uma saladeira, coloque a alface, o grão-de-bico, o tomate, a cenoura e a beterraba. Polvilhe com o sal e regue com o molho. Sirva em seguida.

Salada Carolina

Para preparar essa delícia, você precisará de 150 ml de azeite de oliva extravirgem, suco de meio limão, sal e pimenta-do-reino a gosto, uma colher de chá de mostarda Dijon ou de mostarda amarela, dois pés de alface-americana cortada em tiras, cinco tomates grandes e bem maduros (com pele e sementes, cortados em cubos), de 200 a 300 gramas de parmesão ralado grosso e quatro ovos cozidos e ralados na parte grossa do ralador.

Para o molho, misture o azeite, o suco de limão, o sal, a pimenta-do-reino e a mostarda em uma vasilha funda o suficiente para bater à vontade, sem espirrar. Para a salada, coloque num recipiente a alface, os tomates, o parmesão e os ovos. Despeje o molho sobre a salada e misture bem.

Ao molho pesto

Uma acertada escolha para compor saladas tropicais está no molho pesto. Para essa receita, você precisará de dois maços de hortelã, meio maço de salsinha, meia xícara de chá de azeite, 1/3 de xícara de chá de queijo parmesão ralado, sal a gosto, dois pés de alface, duas peras, uma colher de chá de açúcar, dois paus de canela e 150 gramas de queijo fresco cortado em cubinhos.

Primeiramente, prepare o pesto de hortelã: bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma consistência pastosa. Reserve. Lave e seque as folhas de alface. Descasque e corte as peras ao meio e retire as sementes. Ponha-as em uma panela com água fria e junte o açúcar e a canela.

Cozinhe até que as peras fiquem macias, porém firmes. Escorra e fatie as frutas. Coloque as alfaces no fundo do prato e espalhe o queijo e as fatias de pera. Regue com o pesto de hortelã e sirva em seguida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!