Bem-Estar > Motivação

Coleções podem servir de inspiração para decorar a sua casa

Por Redação Fortíssima 31/01/2016

Os objetos que você adora podem servir também para decorar os ambientes da sua casa. Coleções de livros, CDs, discos, quadros, tampinhas, brinquedos  – e uma imensa variedade de materiais – dão um toque especial de personalidade ao seu lar.

Afinal, nada como se sentir bem em um ambiente com a sua cara. O segredo é apostar na criatividade e deixar que ela crie espaços cheios de estilo, sem deixar de lado suas lembranças pessoais. 

Como usar as coleções para decoração

Você é daqueles que gosta mais de ficar no jardim da sua casa, aparar o gramado, cultivar flores e enfeitar o ambiente com artefatos decorativos? Então sua saúde pode estar melhor que a de muita gente. Uma pesquisa da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, descobriu que a jardinagem diminui a ansiedade e o nervosismo.

colecoes-doutissima-iStock-getty-images

Há quem tenha verdadeira paixão por rádios antigos, ótimos para a decoração. Foto: iStock, Getty Images

No entanto, não é apenas o contato com a natureza e o exterior que podem contribuir para a qualidade de vida. Quando você gosta do ambiente em que vive, sua sensação de bem-estar é ainda maior.

Ou seja, vale investir em alternativas que façam da sua casa um espaço em que você realmente se sente confortável. Não sabe como? A equipe do Doutíssima ajuda:

  • Fotografias

Momentos importantes que se tornaram registros podem servir para decoração, mesmo fora do porta-retrato. Você pode criar um painel de fotos na parede do quarto ou da sala, por exemplo.

Fixe as fotografias com cola especial, uma ao lado da outra e passe verniz transparente para não desbotem ou descolem. Os momentos podem ser relembrados todos o tempo. O varal de imagens é outra opção em alta.

  • Sacolas

Existem diversas lojas que amamos, mas que nem sempre podemos voltar e comprar. Por isso, emoldurar as sacolas e pendurá-las como quadros pode dar um toque especial e requintado ao quarto.

  • Discos e CDs

Entre as coleções mais comuns estão as de CDs e discos de vinil. Compre suportes que podem ser encontrados em bazares e lojas populares, expondo-os sobre a estante ou armário. Você também pode enfileirá-los em um nicho, de forma tradicional. Assim, todos saberão do seu gosto por música.

  • Livros

Livros ficam bem em qualquer parte da casa, embora estejam quase sempre na estante. Compre aparadores e espalhe-os em diferentes lugares da casa: na sala, no quarto, na sala de jantar, onde preferir. Eles combinam com tudo.

  • Tampinhas

As coleções de tampinhas fazem parte da vida de quem adora celebrar a vida com diferentes brindes e bebidas. Junte a quantidade de tampas suficientes para preencher uma mesa. Depois, crie um suporte em vidro do mesmo tamanho e coloque as tampinhas embaixo.

Limpeza das coleções é fundamental

Suas coleções são mais bonitas quando bem cuidadas, mas nem só a apresentação é importante. A limpeza dos objetos é fundamental para evitar a contaminação por micro-organismos que se acumulam nas superfícies.

Uma coleção de brinquedos, por exemplo, pode ser responsável por desenvolver bactérias que provocam pneumonia. Um estudo da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, mostrou que muitas pessoas não desinfetam os objetos e, por isso, estão propensas a doenças que poderiam ser evitadas facilmente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!