Motivação

Receio de falar em público? Veja dicas para superar o medo

Por Redação Doutíssima 13/10/2015

O medo de falar em público é um mal que atinge cada vez mais pessoas. Uma pesquisa realizada pelo jornal inglês Sunday Times com 3 mil pessoas revelou que 41% delas têm como maior dos seus medos falar em público. Esse temor supera problemas aparentemente muito mais graves, como o receio de sofrer por problemas financeiros (22%) ou doenças e morte (19%).

falar em público istock getty images doutíssima

Saber falar em público é indispensável para qualquer cargo hoje em dia. Foto: iStock, Getty Images

Falar em público é exigência do mercado

Esses dados só se agravam quando outra pesquisa mostra que a habilidade de falar em público é uma qualidade muito requisitada em seleções de emprego e em falta no mercado de trabalho. Segundo pesquisa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), feita com 2 mil recrutadores, a comunicação verbal e escrita foi lembrada por 32% deles como uma competência essencial para os aprendizes e trainees das organizações.

A falta dessa habilidade diminui as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho, de acordo com o especialista em Recursos Humanos e Comunicação Verbal Reinaldo Passadori. “Saber falar bem é indispensável para qualquer cargo hoje em dia. Seja qual for a área, ela será usada com frequência“, explica o executivo e presidente do Instituto Passadori de Educação Corporativa.

Passadori diz que, além de o medo de falar para várias pessoas nos colocar em desvantagem sobre outros candidatos que disputam a mesma vaga, também inibe a nossa assertividade. “Quando somos dominados por esse medo e temos dificuldades para organizar nosso raciocínio, as chances de perder a atenção dos ouvintes e de não ser entendido é muito grande”, comenta.

Esse problema não afeta só quem está à procura de emprego. A falta de habilidade pode prejudicar o avanço na empresa onde o profissional já atua. “Problemas como gaguejar e vícios na nossa fala dão a entender que estamos despreparados ou que não temos conhecimento suficiente sobre aquele determinado assunto”, afirma o executivo.

Confira dicas para falar em público

Reinaldo Passadori sugere algumas dicas para melhorar a comunicação verbal e se destacar profissionalmente na hora de falar em público:

 

1. Leia em voz alta

 

Praticar a leitura ajuda a saber como anda a dicção, tom de voz, respiração, entre outros aspectos que compõem a comunicação verbal.

 

2. Fale com firmeza

 

Expressar-se com entusiasmo, além de manter as pessoas atentas ao que você tem a dizer, também mostra credibilidade.

 

3. Prepare-se

 

Planejar, saber o propósito da apresentação, conhecer detalhes sobre o público-alvo, ter clareza do objetivo da apresentação e saber organizar o conteúdo, dominando técnicas de como iniciar, desenvolver e concluir a apresentação.

 

4. Domine a ansiedade

 

Exercícios de relaxamento, pensar positivamente e saber como dar o primeiro passo contribuem para dominar a ansiedade inicial.

 

5. Faça um bom curso de Comunicação Verbal

 

Ter contato com profissionais que podem instruir sobre como se superar nas apresentações e acabar definitivamente com todos os problemas pode ser indispensável para superar o trauma.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!