Motivação

Fé: o que é e como ela pode ajudar

Por Rafaela Monteiro 24/10/2013

fe

Fé é uma palavra que do Latim fides, fidelidade. É a firme opinião de que algo é uma verdade para o sujeito, mas que ainda não tem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação. É dada pela absoluta confiança depositada na ideia ou fonte de transmissão. relacionada a esta.

 

Fé X Dúvida

A  fé é acompanhada pela absoluta abstinência à dúvida e pelo antagonismo inerente à natureza a fenômenos psicológicos e a lógica conceitual. Ou seja, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo.

A expressão se relaciona semanticamente com os verbos crer, acreditarconfiar e apostar, embora estes três últimos não necessariamente exprimam o sentimento de fé, porque podem emitir alguma dúvida parcial. Significa também a primeira das três virtudes próprias da teologia; fé, esperança e caridade. 

 

Definições

A Bíblia sagrada em seu livro dos Hebreus afirma que a fé é “o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”.

É possível nutrir um sentimento de fé em relação a um pessoa, um objeto inanimado, uma ideologia, um sistema qualquer, um conjunto de regras, um paradigma popular social ou outros, em dogmas ou crenças de determinada religião, etc. Esse sentimento não se sustenta em evidências, provas ou entendimento racional.

Alegações baseadas em fé não são reconhecidas pela ciência como um parâmetro legítimo de reconhecimento ou avaliação de alguma verdade ou postulado. Ela geralmente se associa a experiências pessoais e herança cultural podendo ser compartilhada com outros através de relatos, principalmente  no contexto religioso. Sendo frequentemente usada como justificativa para a própria crença em que se tem fé.

 

Sua manifestação

Ela se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais, como por exemplo algum reconforto em momentos de aflição desprovidos de sinais de futura melhora, relacionando-se com esperança e com motivos considerados moralmente nobres. Pode estar direcionada a alguma razão específica que pode justificá-la ou mesmo existir sem razão definida. E, como mencionado anteriormente, também não carece absolutamente de qualquer tipo de argumento racional.

 

Ajuda

Médicos e especialistas afirmam a importância da fé em tratamentos de várias doenças. Nada pode ser confirmado, mas oncologistas mencionam que no caso de tratamento de pacientes com câncer, os que tem fé e esperança podem ter mais facilidade para levar o tratamento adiante e ter sucesso. Porém, nada ainda foi comprovado. A fé se dá em meio a especulações e esperanças, e como dizia Gonzaguinha:

“Cidades, lugares, pessoas, saudades,
Lembranças, estradas, bandeiras,
Amigos, irmãos, companheiros, comparsas
Do bando, da vida guerreira

A força do teu coração é a força do meu coração
Nossa voz, estamos todos pelaí
Questão de fé (…)”