O desafio para as pessoas que desenvolvem perda auditiva é utilizar os sinais visuais de que dispõem para melhorar a compreensão da fala. Justamente por isso, a leitura labial é uma das alternativas mais comuns. Ela pode ser aprendida por qualquer pessoa e seus benefícios muitas vezes vão além, ajudando até mesmo na hora da conquista.
Como funciona a leitura labial?
A leitura labial é um modo de compreender a fala, interpretando visualmente os movimentos de lábios, língua e rosto. Linguagem corporal, ritmo de discurso e acompanhamento de sílabas também desempenham uma tarefa importante, bem como o contexto.
Essa técnica requer grande concentração e pode ser difícil se a pessoa que você está lendo os lábios fala rápido ou cobre a boca. Nem todas as palavras são fáceis de serem interpretadas e leva tempo para se tornar proficiente. Depois de saber o assunto da conversa, é mais fácil conhecer o resto da discussão.
Segundo pesquisadores, aprender a técnica não é novidade alguma. Um estudo da Florida Atlantic University sugere que as crianças aprendem a linguagem não só através do som, mas também através da leitura dos lábios.
O estudo, publicado na revista Proceedings, indica que bebês entre seis e 12 meses transferem suas atenções para boca e olhos enquanto alguém fala. Pessoas com problemas auditivos descrevem a sensação de aprender a ler lábios como o mundo se abrindo novamente, já que são capazes de se comunicar melhor.
Essa capacidade de entender o que está sendo dito ajuda a construir confiança e desenvolver habilidades sociais. Profissionais de comunicação também podem se beneficiar ao aprender a técnica. Ela ensina as ferramentas de que precisam para se comunicar mais eficazmente em situações profissionais, como entrevistas, palestras ou conferências.
Leitura labial e corporal na hora da conquista
Em primeiro lugar você deve saber que a leitura dos lábios não está limitada somente à boca. Ela inclui percepções sobre rosto, gestos da pessoa, movimento do corpo e expressões. Na hora da conquista é justamente o entendimento sobre a expressão que faz toda a diferença.
Você está em uma festa e enxerga alguém atraente sorrindo com os cantos da boca, sem deixar os dentes à mostra? Especialistas indicam que isso pode dizer muito sobre a pessoa – transmite constrangimento ou vergonha de exteriorizar algo que para ela é muito engraçado, um tipo de risada reprimida.
Por outro lado, quem cobre seus lábios com as mãos provavelmente está nervoso. É um sinal de que você não deve se aproximar, já que no momento o que a pessoa deseja é ficar sozinha para se acalmar.
E se ele franze o lábio inferior? Nesses casos o ideal é que sequer haja uma aproximação, porque provavelmente as notícias não são boas. Portanto, ao menos que você esteja preparada para receber notícias ruins, é interessante ficar na sua.
Por fim, há quem mordisque os próprios lábios. Se você está interessada e ele está olhando para você, essa é uma excelente notícia. Especialistas que estudam os movimentos corporais masculinos dizem que essa atitude transparece tesão e vontade de beijar e abraçar você.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!