Bem-Estar > Qualidade de vida

Como fazer um terrário em casa: veja um passo a passo

Por Vivian Ortiz 19/10/2018

O terrário é um ecossistema em miniatura mantido dentro de um recipiente de vidro, virando um micro jardim ou floresta encapsulada. Essa é uma ótima opção para quem quer decorar a casa com estilo, mas de forma ecológica.

Fazer um terrário em casa é fácil. (Foto: iStock)

Eles são perfeitos para decorar espaços pequenos, como apartamentos ou escritórios, dando vida ao ambiente. Além disso, são práticos e fáceis de cuidar mesmo para quem tem pouco tempo livre, podendo durar anos.

As plantas que decoram um terrário geralmente são espécies de cactos e suculentas, mais resistentes e que requerem pouca manutenção. Em relação aos tipos de terrário, existem dois.

Leia mais

O terrário aberto é aquele cujo recipiente não tem tampa, pois a evaporação da água é normal como em qualquer outro tipo de vaso. Já o terrário fechado pode ter um ecossistema próprio, onde a evaporação da água retorna em forma de umidade e micro gotículas que regam as plantas, uma analogia em menor escala ao ciclo existente no planeta.

Veja dicas para montar o seu:

1– Comece lavando bem o recipiente

Use bastante sabão. Isso porque nunca sabemos o que poderia haver dentro do vidro, evitando que algum fungo ou larva de inseto se prolifere ali. Espere secar completamente.

2- Faça uma pequena camada

Use pedrinhas ou cascalhos no fundo, para facilitar a drenagem caso haja um excesso de água já que os recipientes não têm furos.

3- Planeje

Pense antes no cenário que deseja reproduzir. Dessa forma, não corre o risco de montar tudo e depois mudar de ideia.

4 – Cuidado com as plantas

Ao manejar as plantas dos vasos para o terrário, tente preservar o máximo possível do torrão original de terra em torno da raiz. Será isso que vai garantir uma melhor adaptação da planta na nova casa. Também indica quanto de terra será necessário para completar o recipiente escolhido.

5 – Hora de decorar

Colocadas as plantinhas, coloque uma camada de pedrinhas e/ou areia para não deixar o solo exposto, pois isso faz com que água evapore mais rapidamente. Em seguida, complete o cenário com os elementos que achar mais interessantes.

Fonte: Globo Rural.