Exercícios

Hot yoga: conheça a modalidade praticada em sala aquecida

Por Redação Doutíssima 30/07/2015

Fazer exercícios em uma sala aquecida para estimular o suor, diminuir as chances de lesões musculares e eliminar mais toxinas: essa é a principal ideia da hot yoga. A atividade promete melhorar ainda mais a flexibilidade e potencializar os efeitos do exercício que trabalha corpo e mente.

 

Como funciona a hot yoga?

Primeiro, é importante saber que a primeira e mais conhecida modalidade de hot yoga é a bikram yoga. Mas de acordo com Karina Ruiz, instrutora de bikram yoga, hoje outras modalidades do exercício já praticam as posturas em salas aquecidas.

hot yoga

Yoga praticada em sala quente diminui dores nas costas e combate o estresse. Foto: iStock, Getty Images

O aquecimento da sala para a prática da atividade tem uma temperatura específica: 40º C. Durante uma hora e meia, os alunos de bikram fazem uma série de exercícios com ênfase no realinhamento da coluna vertebral e correção da postura. Segundo a instrutora, isso alivia dores nas costas e melhora o funcionamento do sistema nervoso central.

A série da hot yoga tipo bikram ainda trabalha o realinhamento do corpo como um todo, fortalece muito a musculatura das pernas e das costas, permitindo que os ossos sejam realinhados e se mantenham no lugar.

Bikram, assim como ashtanga yoga, tem uma sequência fixa de posturas, ao contrário de hatha, acro, power e vinyasa yoga, em que o professor traz uma proposta diferente a cada encontro. Karina comenta que o estilo com o qual ela trabalha tem aulas totalmente em silencio.

Sobre o andamento das atividades, todas as sessões começam com exercícios de respiração, que aumentam a capacidade pulmonar e acalmam a mente, geram mais energia para a aula e estimulam a produção do calor interno.

“Esse exercício é seguido dos Asanas, que são feitos duas vezes cada, sendo que o primeiro set de cada Asana prepara o corpo para o segundo set, e um Asana prepara o corpo para o próximo, de forma que ao final da aula, o aluno consiga curvar a coluna para trás de forma mais acentuada, o que não conseguiria fazer no início da aula, por exemplo”, informa a instrutora.

Ao final da sessão da atividade, são feitos mais exercícios de respiração para ajudar a eliminar mais toxinas, além de tonificar os músculos do abdômen e massagear os órgãos internos.

Benefícios da hot yoga

Como dito antes, Karina enfatiza que um dos principais benefícios da hot yoga é a diminuição ou total eliminação de dor nas costas. Além disso, a modalidade melhora a saúde, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares, respiratórias, do sistema digestivo, de pressão arterial e de açúcar no sangue.

“Já dentre as doenças crônicas, pode-se dizer com segurança que ajuda a combater o estresse, o sedentarismo, o tabagismo, alcoolismo, a depressão e problemas nas juntas, tais como artrite e tendinite, síndrome do túnel do carpo”, adiciona.

Por último, Karina ainda cita que a hot yoga é benéfica para a perda de peso, limpeza da pele, diminuição de medidas, tonificação muscular e ampliação do alongamento corporal.

Já a mente percebe o desenvolvimento da concentração, da disciplina, do autoconhecimento e a autoestima.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!