Filhos > Gravidez e Filhos

Veja 4 dicas para não deixar o bebê regurgitar

Por Redação Fortíssima 16/02/2016

O bebê pode regurgitar uma vez por dia ou após cada mamada. Geralmente é um sintoma benigno e transitório – sendo raros os casos que denunciam um problema grave e real. Para quem deseja reduzir a incidência desses acontecimentos, é possível tomar alguns cuidados.

É normal o bebê regurgitar depois da mamada?

Regurgitar é o fluxo retrógrado do conteúdo do estômago para o esôfago. Essas pequenas quantidades de leite eliminadas são um processo normal, que ocorre com a maioria dos bebês, especialmente após as mamadas. É mais comum em crianças menores de um ano de idade e começa nas primeiras semanas de vida.

Regurgitar

A regurgitação é normal em bebês, mas a frequência deve ser monitorada. Foto: iStock, Getty Images

As crianças mais velhas e os adultos possuem um músculo na entrada do estômago se fecha como uma válvula para evitar que os líquidos voltem depois de engolidos. Acontece que nos bebês essa válvula ou esfíncter não é totalmente eficaz dos 6 aos 12 meses de idade, e por isso a regurgitação é tão frequente.

Normalmente ela ocorre depois da mamada ou combinada com o arroto. A consequência é que os bebês amamentados tendem a regurgitar menos do que bebês alimentados com mamadeira, porque aqueles costumam engolir menos ar do que esses. Vale saber que não se trata de alergia ou intolerância alimentar ao leite – e que a regurgitação não deve ser confundida com vômito.

Há alguns casos que ela pode ser sintoma de uma condição mais grave, como o refluxo gastroesofágico. Conforme um estudo publicado em 2009 no Italian Journal of Pediatrics, essa doença refere-se a crianças com regurgitação e vômitos associados ao baixo ganho de peso, sintomas respiratórios e esofagite.

Dessa forma, é preciso estar alerta sobre a quantidade de vezes que o seu bebê tem esses episódios. Verifique ainda a existência de outros sintomas, bem como se ele não está perdendo peso. Nesse caso, busque ajuda médica para diagnóstico e tratamento adequados.

Como reduzir esses episódios?

Se você quer diminuir as chances de regurgitação, algumas dicas podem ajudar. Como é algo normal e natural para a criança, é possível a ocorrência de episódios mesmo tomando todas as cautelas. 

  1. Alimente em quantidades menores: a superalimentação pode tornar esses episódios ainda mais frequentes. Se o estômago está trabalhando além de sua capacidade, regurgitar é mais provável. Dê quantidades de leite menores. O bebê não precisa terminar uma mamadeira inteira. Espere pelo menos de 2 a 3 horas entre as mamadas porque leva muito tempo para o estômago esvaziar-se.
  2. Faça seu bebê arrotar: se possível, a cada mamada. Tenha em mente que o arroto é menos importante do que dar as mamadas menores.
  3. Posicione o bebê corretamente: após as mamadas, tente segurar seu bebê em posição vertical por pelo menos 30 minutos. Evite assentos infantis, porque eles aumentam o contato do ácido do estômago com o esôfago inferior. Quando seu bebê está em um berço, eleve a cabeceira da cama um pouco, colocando almofadas embaixo do colchão.
  4. Evite pressão sobre o abdômen: fraldas e roupas apertadas colocaram pressão sobre o estômago. Não deixe as pessoas abraçarem o seu filho vigorosamente logo após as refeições.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!