Alimentação infantil

Buffet infantil: faça a festa com opções mais saudáveis

Por Redação Doutíssima 03/11/2015

Buffet infantil é sinônimo de muitos doces, salgados e guloseimas ricas em calorias. Mas diante de dados alarmantes sobre o número de crianças obesas, mais de 42 milhões em 2013 segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), vale a pena repensar o cardápio. Afinal, a comida saudável também pode ser deliciosa.

O fato é que a enorme quantidade de comidas açucaradas e gordurosas no buffet infantil já é tradicional no Brasil. Por isso, optar pela oferta de um cardápio mais nutritivo pode parecer uma tarefa desafiadora. Mas o interessante é, justamente, aproveitar a festa para apresentar receitas saudáveis e ricas em sabor aos pequenos.

buffet-infantil-doutissima-shutterstock

Refrigerantes podem ser facilmente substituídos por sucos naturais de frutas. Foto: Shutterstock

Como organizar o buffet infantil saudável?

Antes de organizar o cardápio, é importante considerar alguns fatores essenciais, como o número de convidados. A partir daí, é possível definir se você vai dar conta de preparar tudo sozinha ou se vai precisar contratar um serviço de buffet especial. O próximo passo é considerar as opções para o menu nutritivo.

Se você se assusta só de pensar em como fazer snacks saudáveis elaborados para um buffet infantil, saiba que há opções simples. É possível renovar através de trocas inteligentes. Por exemplo: substituindo salgados fritos por assados. O próprio milho cozido e a polenta cremosa são alternativas nutritivas e deliciosas.

Outro aspecto que deve vir à mente quando o assunto é alimentação saudável é o seguinte: quanto mais natural, melhor. Por isso, se você não quiser abrir mão de certos salgados como a mini-pizza, que tal fazer a massa em casa? Assim, há garantia de que os pequenos não vão ingerir nenhum tipo de conservante.

 

Os wraps também são uma opção atraente saborosa e esteticamente. Opte por fazer a receita com uma massa integral e recheie o salgado com ricota, alface, tomate e cenoura. Vale decorar o snack com palitos coloridos para garantir um apelo ainda mais divertido para as crianças.

 

Em relação aos doces, tenha em mente a mesma premissa das trocas inteligentes. As frutas são a alternativa perfeita para substituir doces muito calóricos e ricos em açúcar. Faça picolés de frutas como morango, kiwi ou melancia. Outra opção é oferecer potes com salada de frutas e frozen yogurt, o sorvete de iogurte menos rico em calorias e corantes.

 

O refrigerante também pode ser facilmente substituído por sucos naturais de frutas, água com limão ou gelatina líquida. Coloque as bebidas em uma jarra especial e elas vão se tornar ainda mais atraentes para os pequenos.

 

Receitas de buffet infantil nutritivo

Quer algumas dicas de receitas para acertar no buffet infantil? Confira abaixo:

 

Gelatina nutritiva

 

Ingredientes:

 

1 litro de suco de uva integral sem açúcar

1 sachê de gelatina sem sabor

 

Modo de preparo:

 

Misture o suco de uvo com a gelatina já dissolvida em água e gelada em copinhos. Para finalizar, utilize frutas cortadas para decorar.

 

Sanduíche de sapo

 

Ingredientes: 

 

2 fatias de pão integral rodela

1 fatia de peito de peru

1 fatia de queijo branco

2 azeitonas

1 fatia de pepino

 

Modo de preparo:

 

Monte o sanduíche colocando as duas azeitonas no topo do pão e a fatia de pepino do recheio para o lado de fora, imitando, respectivamente, os olhos e a boca de um sapo. Assim, a comida saudável ganha um aspecto lúdico.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!