A maioria das datas comemorativas possui um sabor e aroma muito característicos. Assim como no Natal o panetone e o bolo de reis são algumas das iguarias presentes na mesa das famílias, na Páscoa a colomba pascal é a tradição. Surgida na Itália, a massa doce recheada com frutas cristalizadas é deliciosa e repleta de significados.
Em italiano, a colomba pasquale é um símbolo de paz. Com formato de ave, ela lembra uma pomba. A receita surgiu durante a guerra na província de Pavia, próxima a Milão, e teve grande importância no processo de pacificação entre os homens. Para os católicos, ela também possui um significado eucarístico.
Curiosidades sobre a colomba pascal
Diz a lenda que a primeira colomba pascal foi obra de um padeiro italiano, cansado de ver seu povo sofrer. Ele teria enviado o bolo ao rei Lombardo Alboino que, também exausto pela resistência militar e seus problemas de guerra, desistiu de sua vingança ao receber o doce.
Além de seu formato, o sabor da colomba também remente à paz, pois é muito suave. Mesmo que a receita seja semelhante ao panetone, os sabores se diferenciam em alguns aspectos. A massa pascal contém mais manteiga, ovos e pode receber cobertura de glacê, amêndoas ou chocolate aromatizado.
Como leva cascas de laranja ou frutas cristalizadas, a colomba pascal tem um sabor cítrico e uma textura deliciosa, que derrete na boca. Nas famílias católicas, o bolo doce também simboliza a vinda do Espírito Santo. Por isso, na Itália e em outros países da Europa, é muito comum que ele seja consumido no café da manhã de páscoa.
No Brasil, as amêndoas presentes na receita podem ser substituídas por castanhas de caju, que são mais baratas e acessíveis. A essência das cascas de laranja cristalizadas também pode ser trocada por raspas da fruta fresca, que garantem um sabor leve e sutil. Ofereça o bolo à família após o almoço de Páscoa, ou no café da manhã.
Receita de colomba pascal
Para agradar a família com uma deliciosa colomba pascal, veja abaixo os passos da receita. Mas reserve um tempo para fazer com calma, pois a massa tem que ser sovada por cerca de meia hora. O processo leva tempo, mas o resultado é um pão macio e leve, que se desmancha nas mãos.
Ingredientes
Massa
60 g de fermento biológico
200 g de açúcar refinado
700 g de farinha de trigo
150 g de manteiga amolecida
3 ovos inteiros
6 gemas
1 pitada de sal
Raspas de casca de laranja
Essência de laranja a gosto
2 copos de leite morno aproximadamente
1 xícara de chá de frutas cristalizadas
1/2 xícara de chá de uvas passas
Cobertura
100 g de farinha de castanha de caju ou farinha de rosca
2 gotas de essência de amêndoas
1/2 colher de sopa de suco de limão
200 g de açúcar de confeiteiro
3 claras para dar liga
Modo de preparo
Massa
Dissolva o fermento no açúcar e adicione um a um os demais ingredientes. Misture bem até a massa ficar macia e acrescente o recheio escolhido. Sove a massa, divida em duas partes e coloque em formas de papel próprias para colomba. Deixe crescer até dobrar de volume. Asse por aproximadamente 25 minutos em forno preaquecido a 180ºC. Retire do forno, pincele a cobertura e leve ao forno por mais 15 minutos.
Cobertura
Misture a farinha de caju ou de rosca, o açúcar, a essência de amêndoas, o suco de limão e acrescente as claras para dar liga. Passe na colomba pré-assada.
E aí, o que achou da receita? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!