Receitas

Opção para o inverno, sopa detox auxilia no emagrecimento

Por Redação Doutíssima 15/07/2015

No clima mais frio, nosso apetite parece aumentar. Por isso, é necessário buscar alternativas para que a alimentação permaneça saudável e não aconteça uma fuga da dieta. A sopa detox é ideal para quem quer se esquentar com uma refeição nutritiva e ajudar o organismo a funcionar corretamente.

 

As temperaturas baixas fazem nosso organismo trabalhar mais rápido para aquecer o corpo, o que favorece a eliminação de calorias. Ingerindo uma sopa detox, você consome diversos minerais essenciais para a digestão e aumenta a sensação de saciedade.

sopa detox

Sopa preparada com ervas termogênicas ajuda a eliminar toxinas do organismo. Foto: iStock, Getty Images

 

Benefícios da sopa detox

Diversos problemas podem ser combatidos com a sopa detox, desde o cansaço até a má digestão e problemas intestinais. Ao eliminar esses sintomas, ela também melhora o fluxo do sistema digestivo, que auxilia no emagrecimento.

 

Leve e temperada com ervas termogênicas, a sopa limpa o organismo e reduz o acúmulo de líquidos e toxinas. Assim, é possível prevenir celulites e gorduras localizadas. As fibras dos vegetais garantem saciedade e diminuem a possibilidade de sentir fome fora de hora.

 

Um estudo da Universidade Rush, nos Estados Unidos, descobriu que apenas uma única porção de folhas verde-escuras por dia é capaz de auxiliar no rejuvenescimento do cérebro. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão a partir de investigações na dieta e habilidade mental de 950 idosos por 10 anos.

 

Na sopa detox estão presentes ingredientes como espinafre e couve, que integram o grupo das folhas verde-escuras. Além disso, os vegetais crucíferos da receita, como a couve-flor e o repolho, são ricos em ácido fólico, betacaroteno, vitaminas A e C, cálcio, ferro e magnésio, que contribuem para o bom funcionamento do fígado e eliminação de toxinas.

 

Receita de sopa detox

Ingredientes:

 

– 1 cenoura descascada e picada em rodelas

– 1 cebola picada

– 2 xícaras de abóbora descascada e picada

– 2 dentes de alho bem picados

– 1 tomate italiano picado

– ¼ de repolho branco cru

– 4 ramos de couve-flor

– 4 colheres de chá de alho-poró

– 3 colheres de chá de espinafre

– 2 colheres de sopa de salsinha

– 1 talo de salsão picado

– 1 colher de chá de açafrão

– 1 ramo de alecrim

– 2 colheres de chá de gengibre ralado

– ¼ de couve cortada em tiras

– 1 colher de chá de azeite extra virgem

– Coentro a gosto

– Sal

– Água

 

Modo de preparo:

 

Lave bem os vegetais. Separe uma panela de pressão e, em fogo baixo, refogue o alho e a cebola no azeite até que murchem. Ponha os demais ingredientes, com exceção do coentro, do açafrão e da salsinha. Cubra tudo com água e adicione sal a gosto. Deixe que a pressão comece a funcionar e cozinhe por, aproximadamente, 15 minutos.

 

Depois de apagar o fogo, espere que toda a pressão saia. Acrescente a salsa picada, o açafrão e o coentro. Se tiver preferência por uma sopa detox cremosa, pode bater no liquidificador. Sirva sem coar assim que estiver pronta.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!