Nutrição > Receitas

Suco detox funciona? Tire suas dúvidas e aprenda receitas

Por Redação Fortíssima 08/04/2016

Com uma grande variedade de receitas e consumido em muitas dietas, as pessoas se perguntam se o suco detox funciona mesmo. Afinal, a inclusão de alimentos saudáveis no cardápio pode contribuir para melhorar o funcionamento do organismo, mas é importante saber como o fazer.

A bebida é uma combinação de vegetais e água, que ajuda na nutrição e na eliminação de toxinas desnecessárias ao organismo. Porém, não deve ser consumida como substituta de uma refeição, por exemplo. O suco deve ser um complemento da alimentação saudável.

suco detox funciona

O suco detox com tomate ajuda a proteger o organismo e fortalecer o sistema imunológico. Foto: iStock, Getty Images

Suco detox funciona mesmo?

Como o próprio nome já diz, o suco detox promove a desintoxicação do organismo. Com isso, ajuda a eliminar toxinas que entram no corpo por meio da alimentação, como gorduras trans, conservantes e corantes – além de remédios, cosméticos e poluição. Esses fatores provocam sensação de inchaço, dor de cabeça e indisposição.

O suco detox funciona também como um repositor de substâncias que o corpo perde com o suor, como sódio, potássio e diversos minerais que são expelidos. Ou seja, a bebida tem como função ajudar na limpeza e nutrição do organismo.

Para aproveitar os benefícios do suco, é indicado que ele seja consumido no intervalo entre as refeições, como lanche da manhã ou da tarde, mas nunca substituindo refeições principais pela bebida.

Suco detox que leva tomate

Com a inclusão de tomate, o suco detox funciona como um protetor do sistema imunológico, além de melhorar o funcionamento do intestino e eliminar a gordura em excesso. Esses benefícios são proporcionados pelos nutrientes presentes no alimento, como as vitaminas A, C e B9, além de fibras, cálcio, fósforo, magnésio e potássio.

Ele também é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que protege o organismo contra infecções bacterianas, ajuda a dissolver cálculos renais, alivia queimaduras de sol e ainda combate a acne.

Ingredientes

200 ml de suco de tomate

25 ml de suco de limão

2 gotas de pimenta

Água com gás

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com pedras de gelo. O uso da água com gás é indicado para aumentar a saciedade, mas também pode ser feito com água sem gás.

Outras receitas de suco detox

Agora que você já sabe que o suco detox funciona e contribui para eliminar toxinas e desinchar o corpo, que tal aprender outras receitas para variar na dieta?

Suco detox de cenoura com maçã

Ingredientes

1/2 cenoura

1 maçã

1/2 pepino

1 colher de sopa de chia

200 ml de água de coco

1 folha de couve

Hortelã a gosto

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe, se achar necessário.

Suco detox de melancia com gengibre

Ingredientes

3 fatias de melancia sem semente

1 colher de chá de linhaça triturada

1 colher de chá de gengibre ralado

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome com bastante gelo.

Suco detox verde

Ingredientes

2 laranjas sem sementes

3 folhas de couve

1 pedaço de gengibre

1 litro de água

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e acrescente adoçante, caso ache necessário.

E aí,  você acha que suco detox funciona? Deixe o seu comentário! Ainda com dúvidas? Aproveite para debater no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!