Bem-Estar > Psicologia

Veja 3 dicas fundamentais para não ficar no mundo da lua

Por Redação Fortíssima 16/03/2016

Você está fazendo algo muito importante, vai olhar uma mensagem que recebeu no celular e, quando percebe, já está no mundo da lua. A descrição parece familiar? Desligar um pouco das tarefas é bom de vez em quando, mas também pode prejudicar o seu foco e rendimento. O segredo pode estar em gerenciar melhor o seu tempo.

Mais tarefas, mais distração

As pessoas denominadas multitarefas são bastante admiradas pela capacidade que possuem de conseguir executar várias atividades ao mesmo tempo. Mas, de acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Stanford University, dos Estados Unidos, elas são mais distraídas e possuem menos habilidade de ignorar informações relevantes.

Para chegar a essa conclusão, eles realizaram um levantamento com 262 estudantes. Eles foram divididos em dois grupos, conforme a quantidade de tarefas que costumavam executar.

Comparando os dados de cada um deles e aspectos relativos à memória, habilidade para trocar de tarefa e capacidade de concentração, descobriu-se que os que gostavam de fazer inúmeras coisas tinham mais dificuldades de manter o foco. Os resultados foram publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Quer sair desse estado? Segundo um estudo publicado na revista Brain Research Bulletin Ilustrated, a meditação é uma boa forma para sair do mundo da lua e aumentar atenção. Os pesquisadores analisaram voluntários por dois meses – que passaram por treinamento de meditação para aumentar a percepção a sensações comuns.

Finalizado esse tempo de análise, houve medição da atividade cerebral de cada participante por meio de exames. O que os resultados mostraram foi que houve um aumento de atividade nas regiões associadas à atenção seletiva.

mundo da lua

Aprenda a controlar e direcionar a sua atenção. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para evitar ficar no mundo da lua

Quer aumentar a sua produtividade e ficar longe do mundo da lua, pelo menos quando realmente importa? Confira algumas dicas que podem ajudar você a aumentar a atenção e focar no que precisa ser feito:

  • Programe seu dia

Sempre tem aquela hora do dia em que você está mais concentrado. Por isso, programe o seu trabalho mais importante para esse tempo. Além disso, agendar todas as suas tarefas pode ajudá-lo a manter o foco.

  • Desabilite notificações

Para os aplicativos que você não pode desinstalar, como e-mail, é possível ao menos decidir se realmente precisa de uma notificação para cada mensagem que receber. Considere silenciá-las enquanto está trabalhando ou fazendo uma tarefa importante. Isso pode fazer uma grande diferença.

  • Treine seu cérebro

Não importa o quanto você bloqueie estímulos externos com fones de ouvido, o próprio cérebro ainda pode ser seu pior inimigo. Você precisa aprender a controlá-lo. Acredite, isso não é uma tarefa impossível. Basta apenas prestar atenção à sua atenção, capturando e filtrando os impulsos errados antes que eles se apoderem de você.

E aí, o que você faz para manter o foco? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!