Mesmo que você tenha passado anos evitando uma gravidez, esse pensamento pode mudar. Quando isso acontece, o desejo é de que aconteça o mais rápido possível. O problema é que não são poucos os fatores que influenciam a fertilidade feminina. Seguir algumas dicas de como fazer para engravidar pode aumentar suas chances.
O que influencia na fertilidade feminina?
A dificuldade para engravidar ou até mesmo a infertilidade podem ser causadas por um grande número de fatores: desequilíbrio hormonal, síndrome do ovário policístico, endometriose, bloqueio físico, produção hormonal inadequada, má nutrição, exposição a produtos químicos e idade, dentre muitos outros.
Do mesmo modo, também é preciso levar em consideração a infertilidade masculina, que pode ser decisiva nas chances da mulher em engravidar. Uma pesquisa publicada na Obstetrics & Gynecology sugere ainda que a frequência com que o casal faz sexo pode estar associada às chances de gravidez.
Depois de examinadas 770 mulheres, constatou-se a prática de sexo pelo menos duas vezes por semana resultou no sucesso da gravidez (dentro do período de um ano) para 82% das que tinham entre 35 e 39 anos. Na faixa dos 27 aos 34 anos o resultado foi ainda mais eficiente e chegou a 86%.
Já a infertilidade é definida como a incapacidade de engravidar após um ano de relações sexuais frequentes e desprotegidas. Várias de suas causas subjacentes podem ser tratadas – embora nem sempre funcionem.
A boa notícia é que certas mudanças na dieta e no estilo de vida podem fazer uma enorme diferença na fertilidade. Mesmo aqueles que escolhem se submeter a tratamentos de fertilidade convencionais são capazes de melhorar as suas chances.
Como fazer para engravidar mais rápido
Decidiu que é hora de ter um filho, mas não sabe como fazer para engravidar mais rápido? Confira algumas mudanças de hábito que podem influenciar na sua fertilidade:
- Dieta sem glúten
Muitas mulheres têm sensibilidade ao glúten, o que pode afetar a fertilidade. Resultados publicados no Journal of Clinical Gastroenterology mostram que celíacos que não aderiram a uma dieta livre de glúten mostraram atrasos em menstruação, amenorreia secundária, maior incidência de aborto espontâneo e anemia.
- Ácido fólico
As mulheres que têm uma mutação genética que não permite converter o ácido fólico em sua forma utilizável são suscetíveis à infertilidade. Esse problema é capaz de aumentar ainda as chances de aborto. Tomar o a substância como complemento pode elevar a probabilidade de uma gravidez.
- Pare de fumar
São conhecidos os danos à saúde relacionados ao fumo, mas fumar é capaz de ocasionar também infertilidade em homens e mulheres. Os produtos químicos encontrados na fumaça do cigarro, como nicotina e monóxido de carbono, são um dos principais problemas, indica a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.
- Dieta saudável
Embora nenhum alimento seja capaz de ajudar a engravidar, ter uma alimentação balanceada e saudável pode ajudar a preparar o corpo da mulher para a gravidez, dando um estoque adequado de nutrientes essenciais. Cálcio, proteínas e ferro são alguns deles.
E você, tem outras dicas de como fazer para engravidar? Conte para a gente! Também aproveite e tire suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!