Fertilidade

Conheça as principais causas da infertilidade feminina

Por Redação Doutíssima 22/03/2014

A infertilidade é o resultado de uma falência orgânica devida à disfunção dos órgãos reprodutores, dos gametas ou do concepção. Um casal é infértil quando não alcança a gravidez desejada ao fim de 12 meses consecutivos de vida sexual contínuo sem métodos contraceptivos. Isso é válido para o casal com vida sexual regular, entre 3 e 5 vezes na semana, em que a mulher tem menos 35 anos de idade, e em que ambos não conhecem qualquer tipo de causa seja de infertilidade masculina ou da infertilidade feminina que os atinja. Também se considera infértil o casal que apresenta abortamentos de repetição, sendo mais de 3 consecutivos.

infertilidade femininaNesses casos o casal deve procurar um médico para indicar a causa da infertilidade e o seu tratamento. No caso da infertilidade feminina, existem alguns distúrbios hormonais contribuem para a disfunção ovulatória, como o excesso de prolactina, dos androgênios (ovário policístico), ou das hormonas tiroideias (doenças da tiroide). Nos casos mais graves pode ocorrer insuficiência ovárica prematura, situação em que o ovário deixa de produzir folículos.

Separamos uma lista com as principais causas da infertilidade feminina, para que você possa saber um pouco mais sobre esse assunto.

Causas da infertilidade feminina

 

Síndrome dos ovários policísticos

A obesidade, pilosidade aumentada, acne, irregularidades menstruais são sintomas que levantam a suspeita da existência dos ovários policísticos. O que ocorre nos chamados PCOS é que os quistos impedem a formação de ovócitos maduros ou mesmo a ovulação porque respondem aos níveis hormonais e crescem, ocupando o espaço livre necessário para o desenvolvimento do ovócito, causando a infertilidade feminina.

Endometriose

Os sintomas dessa doença são dores muito fortes que a mulher apresenta antes  ou durante a menstruação e dores durante as relações sexuais. Não se sabe se a endometriose é  de causa genética ou se está ligado a factores tóxicos ambientais. A endometriose causa disfunção ovulatória porque os focos ectópicos respondem aos níveis hormonais como se fosse o endométrio uterino, desregulando o ovário.

Em caso de cistos endometriais do ovário (endometrioma), deve-se efetuar exérese cirúrgica conservadora. Se tal não for possível e a doença for bilateral, deve-se poupar um dos ovários e tentar supressão com medicação até se conseguir o tratamento da infertilidade feminina, ou seja o bebê.  

Obstrução tubar

A obstrução das trompas acontece devido a uma infecção genital, sem sintomas. Por vezes, a infecção das trompas causa uma inflamação aguda, seguida de dilatação das trompa obrigando a sua remoção. Essa infecção pode ser prevenida através da utilização de preservativos em relações sexuais fora de relações estáveis e fieis.

Muco cervical incompetente

infertilidade femininaA cavidade uterina encontra-se protegida pelo muco que reveste o colo uterino, o qual é responsável pela limpeza e seleção de espermatozoides.Se o muco cervical não for competente,gera a infertilidade feminina pois os espermatozoides não conseguem penetrar na cavidade uterina.

Tumores malignos

Os tumores malignos geralmente obrigam a remoção do órgão,e tanto a quimioterapia quanto a radioterapia são agentes esterilizantes dos ovários.Em casos de haver tumores malignos no órgãos genitais pode ser necessária a remoção cirúrgica do útero , das trompas e/ou dos ovários, gerando a infertilidade feminina definitiva.

Gravidez ectópica

Quando a gravidez ocorre na cavidade abdominal ou na trompa de Falópio, e nesse caso o tratamento é a a IVG e excisão da trompa afetada. Por vezes, no caso da gravidez abdominal, pode haver necessidade de remoção cirúrgica do útero. Se isso acontecer em tentativas seguidas o casal deve recorrer a fecundação in vitro 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Quero engravidar: 8 Mitos sobre a fertilidade

7 perguntas e respostas sobre a infertilidade

Menstruação atrasada: o que pode ser?

Verdades sobre a pílula e a infertilidade feminina

6 tratamentos contra a infertilidade mais usados

Entenda sobre a endometriose e sua relação com a infertilidade

Aprenda a calcular sua data de ovulação