Exercícios > Fitness

Descubra como funciona o método Viking de treinamento

Por Redação Fortíssima 29/01/2016

Você já conhece o método Viking? Esse regime de exercícios é responsável por esculpir corpos de muitas estrelas, como a cantora Nicole Scherzinger e a modelo Suki Waterhouse. Ele envolve a aceleração do metabolismo para aumentar a queima de gordura. Tudo através de uma mistura de intervalos de alta intensidade e atividades de resistência.

Método Viking é a tendência fitness do momento

Intenso, o programa é baseado no estilo de vida do povo islandês que promete ensinar você a treinar como profissionais, comer como nutricionistas e dormir como bebês. Criado pela personal trainer Svava Sigbertsdottir, faz sucesso entre as celebridades.

Os homens islandeses são conhecidos pela escolha como os mais fortes do mundo com maior frequência do que qualquer outra nação. Como sobrevivem há séculos em condições de isolamento, frio, enormes erupções vulcânicas e dificuldades, eles carregam em si genes de resistência capazes de aguentar a maioria das situações.

Esse é um dos primeiros métodos que concentra exercícios relacionados a hormônios. Cada atividade é projetada para restaurar o corpo ao estado hormonal ideal, equilibrando os níveis de insulina. Essa combinação resulta em efeitos de queima de gordura, combate ao estresse e antienvelhecimento.

A teoria por trás do método é que todos temos seis hormônios de queima e três hormônios de armazenamento de gordura. Quando um dos últimos é ativado, nenhum dos primeiros funcionará. Em outras palavras, se você comer certos alimentos em determinados momentos do dia ou perto do treino, é possível que não consiga queimar gordura.

Isso explica o porquê a dieta é importante para o método – além do treinamento intenso. Ela é usada para bloquear o armazenamento de gordura e ativar os hormônios de queima. Quer alguns exemplos? É preciso evitar comer banana antes do treino e nenhum açúcar ou carboidrato deve ser consumido úmido minutos antes da atividade.

metodo viking-doutissima-iStock getty images

Intensidade é palavra-chave. Foto: iStock, Getty Images

Treine como um viking

O método Viking entende que cada fibra muscular é única em cada músculo. Para trabalhá-las, são usados exercícios muito específicos – por exemplo, exercício funcional cardio seguido de exercício funcional mais estático, todos realizados em determinado prazo. Isso obriga o corpo a utilizar mais energia e oxigênio e ativa o hormônio do crescimento.

Mas vale lembrar que só pode ser ativado através de exercícios de alta intensidade. Ele aumenta a taxa metabólica, o que significa que você irá queimar gordura por muito tempo após o fim do treino. A regra é que enquanto se está treinando você deve se sentir desconfortável – sempre deve ser difícil.

Durante as aulas, é possível intercalar exercícios usando HIIT, prancha, kickboxing, saltos ou rastejar. Um estudo do American College of Sports Medicine relata que com duas semanas de treinamento HIIT é possível melhorar a capacidade aeróbica – o que seria possível com apenas com seis a oito semanas de treinos convencionais.

Todas essas características fazem do método algo diferente de tudo o que você já viu. Como ele é muito intenso, talvez não seja a melhor opção para iniciantes – embora seja indicado para pessoas com qualquer nível de aptidão física.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!