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Receitas

Bife de soja: uma opção saudável para o seu cardápio

Por Redação Doutíssima 02/05/2015

O bife de soja é geralmente associado ao cardápio de veganos e vegetarianos como alternativa à carne de gado. Poucos sabem, porém, que essa é uma excelente opção para pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável ou simplesmente perder peso, já que ele não contém gordura saturada.

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Carne de soja tem menos proteínas, mas compensa em fibras e carboidratos. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens do bife de soja

Se a ingestão de proteínas não é um problema para você, existem diversos motivos pelos quais você deve considerar a inclusão do bife de soja na sua dieta. E acredite: não é apenas pelo preço ­a soja é muito mais barata que a carne de gado.

Fibras e carboidratos

A carne de gado não contém fibras e carboidratos. O bife de soja, em contrapartida, possui esses dois elementos que fazem muito bem à saúde. Em um bife de 85 gramas de soja, por exemplo, é possível encontrar 4 gramas de carboidratos e 2 gramas de fibras.

De acordo com um estudo publicado em 2009 na revista “Nutrition Reviews”, uma dieta rica em fibras é altamente positiva no controle de peso. Além disso, conforme o estudo, a inclusão de fibras na alimentação do dia a dia permite um melhor controle do colesterol. ­

Gordura

Todos sabem que, dependendo da carne de gado que ingerimos, ela é repleta de gordura saturada. Isso é altamente prejudicial ao organismo, porque eleva o colesterol e deixa a pessoa sujeita a doenças cardíacas. O bife feito com soja, porém, é composto quase que totalmente por gorduras insaturadas e contém ômega­ 3.

Por isso, trocar o bife de gado pelo de soja é uma alternativa muito benéfica para aqueles que estão preocupados com doenças crônicas. A dica vale, principalmente, para pessoas que possuem problemas de colesterol alto ou doenças cardíacas.

Calorias

Quem pensa em emagrecer deve considerar seriamente o consumo do bife de soja. É que ele contém pouquíssimas calorias. Para obter esse benefício, porém, é preciso ver a composição da soja que você está comprando. Em alguns casos, são adicionados conservantes e aditivos que a fazem ficar rica em carboidratos.

Atenção às desvantagens

Segundo dados do Departamento Nacional de Agricultura dos Estados Unidos, um bife de soja possui menos proteínas do que um bife de gado. Além disso, muitas pessoas dizem que o bife feito de soja não é tão saboroso quanto o tradicional.

Portanto, se o seu problema é a falta de proteínas ou se você tem problemas em deixar a carne de gado por causa do seu gosto saboroso, a troca é desaconselhada.

Aproveite o melhor do bife de soja

Convencido de que a troca é uma ótima ideia? Confira abaixo uma receita para fazer um ótimo bife de soja.

Ingredientes

– 1 xícara de chá de proteína de soja tipo A, média ou fina

 

– ½ xícara de chá de cebola picada

 

– 2 dentes de alho amassados

 

– 1 pacotinho de caldo de carne

 

– 2 colheres e queijo ralado

 

– 2 colheres de sopa de farinha de rosca

 

temperos a gosto

Modo de preparo

Coloque a proteína de soja em uma penal, e adicione três xícaras de chá de água. Leve ao fogo, espere ferver e deixe por apenas três minutos, para então escorrer e lavar em água fria.

Depois, coloque tudo em uma tigela e adicione alho, temperos e caldo de carne ­- esse último deve ser raspado. Misture tudo com as mãos, e deixe por 15 minutos descansando

Por fim, adicione cebola, ovo, farinha de rosca e queijo ralado. Misture tudo até que vire uma massa. Basta, então, modelar os bifes e fritá­-los em uma frigideira antiaderentes­ para evitar o uso de óleo.

 

 

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