Receitas

Aprenda como fazer brigadeiro sem açúcar

Por Redação Doutíssima 13/01/2015

Amantes de doces, as mulheres sabem o quanto é bom comer um brigadeiro, mas e se for um brigadeiro sem açúcar? Melhor ainda! Para quem está de dieta já é uma maravilha, mas para as que sofrem com a diabete é a salvação nas horas do desespero por um doce. É possível saber como fazer brigadeiro livre de açúcar e deixar a culpa de lado.

como fazer brigadeiro

Criatividade permite a descoberta de novas possibilidades. Foto: iStock, Getty Images

O sabor do brigadeiro sem açúcar, no entanto, é um pouco diferente do tradicional, devido aos ingredientes, e pode não apetecer muito o paladar de quem o come. Mas é uma questão de tempo até seu cérebro acostumar com o gosto, e assim você continua saboreando uma das iguarias da gastronomia nacional.

Como fazer brigadeiro sem açúcar

 

Se você quer aprender como fazer brigadeiro, saiba que o açúcar é um ingrediente curinga no preparo desta delícia típica brasileira. Mas no caso dos diets, ele acaba sendo substituído, ou simplesmente, excluído das receitas sem que isso afete a famosa “liga” do doce.

Há várias maneiras de como fazer brigadeiro sem açúcar e para isso é preciso ser criativo. Você pode fazer brigadeiro com aipim, com leite condensando diet (ele é um pouco mais caro que o tradicional) ou com leite de soja, entre outros. Todos ficam uma delícia!

 

3 receitas mostram como fazer brigadeiro sem açúcar

 

 1. Brigadeiro sem açúcar diet

 

Ingredientes:


1 lata de leite condensado diet
– 3 colheres de cacau em pó
– 50 g de chocolate ao leite diet
– Raspas de chocolate diet para enfeitar (opcional)

Modo de Preparo:

 

Numa panela, coloque o leite condensado, o cacau e o chocolate diet. Em fogo baixo, mexa por aproximadamente 10 minutos – o ponto de desligar o fogo é quando a massa começar a desgrudar do fundo da panela.

Deixe esfriar completamente e depois enrole em bolinhas. Passe as bolinhas nas raspas de chocolate e sirva. Pronto: você já sabe como fazer brigadeiro.

 

2. Brigadeiro sem açúcar, sem lactose e sem glúten

 

Ingredientes:

– 1 xícara de leite de soja em pó
– ½ xícara de adoçante culinário
– 1 colher de cacau em pó
– 150 ml de água

 

Modo de Preparo:

 

Num recipiente que pode ser levado ao micro-ondas coloque o cacau, o leite de soja e o adoçante. Misture tudo com uma colher e acrescente a água. Mexa bem. Leve ao micro-ondas por 5 minutos, fazendo intervalo a cada minuto para mexer a mistura.

 

A consistência final lembra a do brigadeiro convencional. Espere esfriar e enrole, passando no cacau.

 

3. Brigadeiro sem açúcar de aipim

 

Ingredientes:

 

– 2 raízes de aipim bem cozidas
– 2 colheres de manteiga
– 1 xícara de leite em pó desnatado
– 7 colheres de cacau
– Castanha-do-pará triturada

 

Modo de Preparo:


Amasse as raízes de aipim até que elas virem um purê. Numa panela, derreta a manteiga e, com o fogo desligado, acrescente o aipim. Mexa sem parar até que a manteiga se integre completamente ao aipim. Volte ao fogo, e acrescente o leite em pó e o cacau.


Mexa sempre até a massa começar a solta do fundo da panela. Deixe esfriar e enrole as bolinhas, passando na castanha moída para enfeitar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!