Receitas

Confira 5 receitas para preparar um Natal vegetariano

Por Redação Doutíssima 08/12/2013

O Natal está chegando e as opções dos vegetarianos para a ceia não são tão restritas quanto possa parecer. No Brasil, o número de pessoas que optou por não comer carne, em 2012, alcançou a marca de 15,2 milhões de brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública (Ibope). Isso corresponde a 8% da população do País.

Em 2014, o Ministério da Saúde, divulgou uma nova versão do Guia Alimentar para a População Brasileira, onde inclui alguns parágrafos sobre alimentação vegetariana. Segundo o guia, a carne não é um alimento imprescindível para uma alimentação saudável.

Natal2-doutissima-istock-getty-images

Ceia de Natal também pode ser adaptada para aquelas pessoas que não comem carne. Foto: iStock, Getty Images

O vegetarianismo, no entanto, necessita de orientação específica por causa da restrição de alimentos. É necessário repor as vitaminas e proteínas encontradas na carne, por exemplo.

Se você faz parte desse grupo, confira as 5 deliciosas receitas que reunimos para você ter uma belíssima e nutritiva ceia natalina.

Como preparar a ceia de Natal vegetariana

Risoto vegetariano

Ingredientes:

– 2 tabletes de caldo de legumes

– 3 colheres (sopa) de creme vegetal

– 1 xícara (chá) de arroz vegetal

– 1/2 xícara (chá) de linhaça

– 1 pitada de açafrão

– 1 cenoura picada em cubos

– 1 xícara (chá) de brócolis pré-cozidos

– 1 caixa de creme de leite

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque quatro xícaras (chá) de água. Assim que a água começar ferver coloque o caldo de legumes e o dissolva. Enquanto prepara o risoto, mantenha o fogo baixo.

Em outra panela, derreta duas colheres (sopa) de creme vegetal, acrescente o arroz e a linhaça e refogue. Adicione o açafrão, a cenoura e aos poucos, acrescente todo o caldo de legumes. Mexa o arroz.

Quando o arroz estiver “al dente”, retire do fogo e acrescente o restante do creme vegetal, o brócolis e o creme de leite. O risoto está pronto para ser servido imediatamente. 

Almôndegas de abobrinha

Ingredientes:

– 2 abobrinhas italianas grandes

– Aveia em flocos finos

– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

– 1 cebola pequena

– Sal, alho picado e cheiro-verde a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe as abobrinhas e depois as amasse. Depois faça uma bola com a massa amassada de abobrinha e aperte para retirar o excesso de água. Reserve.

Corte a cebola e também reserve. Misture a cebola, alho picado, cheiro-verde e o azeite com a massa da abobrinha. Acrescente aos poucos a aveia em flocos até a massa ficar consistente. O sal é a gosto. Faça bolinhas do tamanho que desejar e depois frite em óleo ou asse no forno até ficarem douradas.

Brócolis empanado

Ingredientes:

– 1 maço de brócolis cortados em buquês

– 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo

– 2 ovos

– ½ xícara (chá) de leite

– Sal e pimenta a gosto

– 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

– 1 colher (sobremesa) de fermento em pó

– Óleo para fritar

Modo de preparo:

Coloque em uma panela, água e sal. Deixe a água ferver e logo em seguida adicione o brócolis. O deixe ferver por 1 minuto. Escorra e passe água fria sobre o brócolis. Reserve.

Misture em uma tigela, a farinha de trigo, os ovos, o leite, o sal, a pimenta, o queijo e o fermento. Empane os brócolis nesta mistura e frite no óleo quente até dourar. Depois os coloque em um recipiente com papel toalha para retirar o excesso de óleo.

Prestigi gelado – a sobremesa

Ingredientes:

– 1 lata de leite condensado

– 800 ml de leite

– 200 g de coco ralado

– 1 e 1/2 colheres (sopa) de amido de milho

– 1 pitada de sal

Cobertura:

– 1 lata de creme de leite

– 12 colheres (sopa) de achocolatado

Modo de preparo do creme branco:

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Quando a mistura se tornar homogênea retire e a coloque em uma travessa. Reserve.

Modo de preparar a cobertura:

Misture os dois ingredientes e coloque por cima do creme branco. Não é necessário levar ao fogo. Não esqueça de servir gelado.

Suco de beterraba com banana

Ingredientes:

– 1/2 beterraba (ralada)

– 1 banana (picada)

– Gelo e açúcar ou adoçante são à gosto

– 2 copos de água

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até a textura ficar cremosa. Coloque em uma jarra e está pronto para ser consumido.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!