Especialidades

Masturbação ajuda a descobrir novas fontes de prazer. Saiba como!

Por Redação Doutíssima 22/05/2014

A masturbação é o ato de estimulação dos órgãos genitais, um momento para curtir o próprio corpo, sem receio ou culpa. É algo que pode ser feito manualmente – ou seja, apenas com o toque das mãos – ou ainda obter a ajuda de objetos para alcançar o prazer.

Tocar-se, ao contrário do que já foi defendido no passado, faz muito bem às pessoas. A masturbação é um momento de autoconhecimento, de descoberta do corpo e das áreas erógenas – aquelas onde o estímulo proporciona grande prazer e excitação.

Na mulher, a masturbação funciona como preparação para o sexo com penetração. Foto: Shutterstock

Na mulher, a masturbação funciona como preparação para o sexo com penetração. Foto: Shutterstock

Apesar disso, não há consenso entre os médicos e especialistas no campo da sexualidade humana se a masturbação já deixou de ser um tabu para ser uma prática reconhecida e incorporada à saúde. Com evolução da sociedade, contudo, já é possível entender a masturbação como uma prática aceita pela maioria das pessoas.

Para os especialistas, a masturbação pode ser vista como uma necessidade de evolução sexual do indivíduo, na qual está inserido se tocar e se descobrir. Cada pessoa é única e, para poder aproveitar o prazer, é preciso conhecer de onde ele vem.

Técnicas de masturbação femininas

A técnica de masturbação feminina consiste na mulher pressionar ou esfregar sua vulva, especialmente o clitóris, com o seu dedo indicador ou dedo médio. Às vezes, um ou mais dedos podem ser inseridos na vagina para promover a estimulação interna. A masturbação pode ser auxiliada com o uso de um vibrador, dildo ou bolas Ben-wa, que também podem ser usados para estimular a vagina e o clitóris.

Sabe-se também que o tempo gasto na masturbação pela mulher pode ser bem mais longo e muito mais intenso do que numa relação sexual com penetração, embora nem sempre ela tenha vontade de procurar o prazer sexual tocando no próprio corpo.

Ao contrário da masturbação masculina, em que o desejo sexual pode diminuir após a ejaculação, muitas mulheres ficam até mais excitadas depois que se masturbam. Assim, ao invés de o ato fazê-las sentirem-se aliviadas, ele acaba funcionando como uma preparação para o sexo com penetração.

A masturbação pode ser ainda uma alternativa para casais mais restritivos quanto aos demais métodos contraceptivos e a determinadas práticas sexuais, visto que, para muitos, o uso da camisinha diminui o prazer.

Técnicas de masturbação masculinas

Existem variações sobre a masturbação, que dependem de vários fatores. Além disso, cada técnica é individual. A maioria dos homens se masturba ao segurar o pênis com a mão e movimentando de cima para baixo e de baixo para cima até atingir a ejaculação.

Outros preferem esfregar a cabeça do pênis com os dedos indicador e médio e, com o polegar, pelo outro lado. Há ainda uma técnica que vai além: enquanto uma mão esfrega o pênis, outra estimula os testículos ou mamilos ou mesmo o ânus, entre outras partes do corpo.

Os homens, normalmente, não precisam fazer uso de lubrificantes, uma vez que o prepúcio atenua os efeitos da fricção direta sozinho. O uso de lubrificantes é mais comum entre os homens que têm pênis circuncidado, a fim de facilitar o deslizamento da mão sobre a glande.

O público masculino conta ainda para a sua masturbação com aparelhos mecânicos e elétricos que o auxiliam na busca pelo prazer solitário. Entre eles, estão bonecas infláveis, vaginas artificiais e bombas de vácuo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Saúde da mulher. Corrimento esverdeado: o que pode ser?

Corrimento na gravidez: por que acontece e como tratar

Guia do corrimento vaginal. Tudo o que você precisa saber sobre corrimento: quais tipos, cores, cheiro, como diagnosticar e tratar

Futuras mamães: fiquem de olho no corrimento amarronzado na gravidez

Dúvida do leitor: corrimento na gravidez prejudica o bebê?

Corrimento com mau cheiro: como tratar

Corrimento vaginal: aprenda a descobrir quando o corrimento vaginal indica um problema de saúde

Camisinha que vibra – conheça a novidade que vai balançar o seu relacionamento

Camisinhas diferentes podem ser uma boa opção para sair da rotina com o seu parceiro. 

Bill gates investe na camisinha do futuro

Qual o momento certo de parar de usar a camisinha com o seu parceiro(a)?

Conheça os tipos de camisinha que dão mais prazer

Etiqueta do sexo: como fazer sexo oral sem tabu

Saiba tudo sobre a AIDS: causas, sintomas e tratamento