Especialidades

Cuidados durante o pós-operatório de cirurgia cardíaca: conheça a rotina de um paciente

Por Redação Doutíssima 05/05/2014

Depois da cirurgia cardíaca, o operado precisará entrar em uma nova rotina para garantir que sua recuperação seja completa. Esta fase é conhecida como o pós-operatório de cirurgia cardíaca. Os primeiros e mais importantes cuidados são dados pela equipe do hospital no qual o procedimento foi realizado. Porém, isto é só o começo de uma fase repleta de mudanças.

As primeiras orientações médicas são direcionadas aos familiares e acompanhantes do paciente, que são alertados quanto à necessidade de estimular uma atividade física gradual. Se o paciente pode sentar-se na cama ou andar um pouco, é preciso acompanhá-lo.

cirurgia cardíaca

Estimular uma atividade física gradual auxilia na recuperação do paciente. Foto: Shutterstock

Assim que ele se sentir capaz, deve fazer sua higiene e suas necessidades fisiológicas sozinho. No entanto, esta evolução do pós-operatório de cirurgia cardíaca é gradativa. Sempre que houver necessidade, um membro da equipe de enfermagem deve ser chamado a auxiliar. É uma fase delicada na qual todo o cuidado nunca é demais.

A saída do hospital varia bastante. Idade, peso, ocorrências do pós-operatório e gravidade da cirurgia são decisivos na quantidade de tempo da internação. A convalescência internado pode durar cerca de dois meses.

Nessas situações, é importante que o paciente seja estimulado com leituras e músicas, para que seu sistema emocional não fique ainda mais sensível – o que já é bem comum após uma cirurgia do coração. Atividades assim ajudam a equilibrar o sistema.

Pós-operatório de cirurgia cardíaca em casa

Quando a volta para casa for liberada, é preciso tomar cuidado com as visitas. Lembre-se de que a pessoa ainda está debilitada e precisa de um tempo a mais, mesmo que já tenha saído do hospital. Procure também evitar situações que possam causar cansaço ou irritação.

Durante o pós-operatório de cirurgia cardíaca, há incidência de casos onde o paciente desenvolve um tipo de quadro depressivo, mas isso pode ser tratado com terapia e remédios.

Nenhum esforço ou movimento brusco pode ser feito em um primeiro momento. Não é porque a pessoa não está mais dentro do hospital que ela está completamente recuperada.

O apetite e a insônia, que podem aparecer neste período, vão gradativamente melhorando no decorrer do tempo. A vida sexual do paciente pode voltar ao normal depois de um mês, com resultados satisfatórios na recuperação.

Não é indicado que o paciente dirija nenhum tipo de automóvel até quatro semanas depois da cirurgia ou carregue mais de 10 quilos. É de suma importância que os medicamentos sejam tomados nos horários determinados e que as visitas ao médico sejam regulares até o recebimento da alta.

Normalmente, é no terceiro mês após a cirurgia que a vida pode, realmente, voltar ao normal, nunca esquecendo de seguir as indicações passadas pelo cardiologista quanto a todo o período pós-operatório de cirurgia cardíaca.

Outras medidas

Se, em casa, o paciente notar a abertura de algum corte ou qualquer tipo de secreção, ele deve procurar o médico imediatamente. Outra ação importante é tomar todos os remédios receitados pelo cardiologista. E o mais importante: não ingira nenhum tipo de remédio sem antes falar com o médico. Pergunte quais fármacos para dores variadas estão liberados para serem tomados esporadicamente.

Mantenha a postura ao deitar, evitando dormir de lado ou de bruços. O mesmo vale para passar muito tempo sentado. Tente manter suas pernas elevadas para melhorar a circulação de sangue no corpo. A caminhada leve é importante para que não haja incidência de trombose nas pernas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?