Nutrição > Receitas

Receita de caponata é opção saudável para a dieta

Por Redação Fortíssima 28/04/2016

Muitas vezes é difícil variar o cardápio da dieta, principalmente quando se trata de petiscos e entradas. Por isso, a caponata é uma ótima opção. Versátil, ela pode ser usada para uma reunião de amigos ou para dar um novo sabor ao dia a dia. Bastante fácil de fazer, ela ainda é cheia de nutrientes e benefícios para a saúde.

Cheia de nutrientes

Se o sabor agridoce dessa comida tipicamente italiana já é suficiente para conquistar, os seus benefícios para a saúde entram como componente adicional. Essa é uma receita feita totalmente com legumes e temperos, o que o torna uma ótima opção de acompanhamento para uma carne ou até de prato principal em refeições rápidas.

A caponata é uma receita preparada e difundida por todo o sul da Itália, especialmente na Sicília, onde é possível encontrar mais de 37 diferentes variações tradicionais dessa delícia. Ela possui dois estilos básicos: um à base de peixe e o outro à base de legumes colhidos no campo.

A receita vegetal, mesmo sendo considerada mais humilde em relação à versão de peixe, tem evoluído ao longo dos séculos para incluir uma ampla variedade de alimentos do Mediterrâneo. Dentre eles estão berinjela, aipo, cebolas, azeitonas e, em raras ocasiões, alcachofras.

Talvez a berinjela até não seja uma unanimidade, mas esse legume contém certos nutrientes que melhoram a circulação sanguínea e nutrem o cérebro. Segundo o American Journal of Clinical Nutrition, comer alimentos que contenham flavonoides, caso da berinjela, pode diminuir o risco de morte por doença cardíaca.

Além disso, as fibras dietéticas são reconhecidas como fator importante na gestão e perda de peso, já que porque funcionam como agente espessante no sistema digestivo. Isso significa que haverá um aumento da saciedade e redução do apetite, diminuindo o consumo total de calorias.

Para completar os nutrientes da sua caponata, é possível adicionar ainda a abobrinha e transformar esse prato em uma união de grandes ingredientes. A abobrinha contém quantidades significativas de potássio, ácido fólico e vitamina A, que são importantes para uma boa saúde geral.

caponata

A mistura de legumes faz da caponata uma receita rica em nutrientes. Foto: iStock, Getty Images

Receita de caponata de berinjela e abobrinha

Quer preparar uma saborosa receita de caponata? Aprenda como.

Ingredientes

2 berinjelas médias picadas em cubos

1 abobrinha pequena picadas em cubos

1 pimentão vermelho picado

1 pimentão verde picado

1 tomate grande picado em cubos

2 dentes de alho picados

50 g de uvas passas escuras

1 colher de sopa de manteiga

Vinagre branco

Azeite

Sal, pimenta calabresa seca e orégano a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, misture todos os ingredientes, com exceção das uvas passas. Coloque tudo em uma forma grande e leve ao forno em fogo médio por cerca de 20 a 30 minutos ou até que os legumes estejam macios. Agora espere esfriar e coloque as uvas. Misture bem e está pronto.

Viu como é simples? Experimente fazer na sua casa e depois nos conte o que achou da receita de caponata.